Botafogo

A declaração de John Textor direcionada a Renato Paiva, novo técnico do Botafogo

O Botafogo oficializou a contratação do técnico português Renato Paiva, que assinou contrato até dezembro de 2026. O anúncio ocorreu após a derrota para o Racing na Recopa Sul-Americana, em partida disputada no Estádio Nilton Santos. O clube ficou 55 dias sem treinador desde a saída de Artur Jorge, período no qual também perdeu a Supercopa e não conseguiu alcançar as semifinais do Campeonato Carioca.

John Textor, proprietário da SAF do Botafogo, comentou sobre a escolha de Paiva e criticou o calendário do futebol brasileiro. “Eu confirmo que o senhor Paiva é o nosso treinador a partir de agora. Não sou um presidente de clube social, não preciso concorrer à reeleição. Não apoio uma temporada de 11 meses, faço um investimento significativo nos nossos atletas, não vou queimá-los como os órgãos que nos governam gostariam que eu os queimasse”, declarou o empresário.

John Textor, dono da SAF do Botafogo — Foto: Reprodução

O norte-americano também lamentou os recentes resultados do clube e a falta de tempo de preparação. “Então é lamentável que, agora que nós somos os atuais campeões sul-americanos e brasileiros, meu método de preparação nos deixe despreparados para jogos e copas como as de hoje à noite”, afirmou.

Ao justificar a escolha de Renato Paiva, Textor ressaltou que o treinador se encaixa na filosofia de jogo desejada. “O ‘Botafogo way’ que queremos jogar é inteligente, técnico e rápido. Eu falei com vários treinadores que queriam vir pelo dinheiro, queriam vir pela fama, queriam treinar um campeão. Eu precisava achar alguém que estivesse pronto para treinar e jogar do nosso jeito”, disse. Ele ainda destacou que a decisão foi tomada antes do que o esperado. “No fim, eu achei meu homem antes do momento em que achei em 2024. Então estamos à frente no planejamento”, completou.

Textor revelou que inicialmente não conhecia Paiva profundamente, mas se impressionou com seu estilo de jogo. “Engraçado, eu realmente não ouvi o nome dele. Eu vi os vídeos dele, é como eu acho treinadores. Deixa eu falar a razão. Se queremos jogar rápido, a velocidade precisa ser estruturada, com jogadores que entendem suas posições, que sabem onde os companheiros estão. Sentir a posição é tudo, saber onde os companheiros estão não leva tempo para tomar decisões, a bola move mais rápido”, explicou.

Além disso, o empresário ressaltou a experiência de Paiva no desenvolvimento de jovens atletas. “Eu também gosto que ele passou 15 anos na base. Teve várias oportunidades de subir e não quis. Nós medimos quantitativamente confiança na juventude, e é isso o que precisamos construir aqui. Já montamos o campeão sul-americano.

Então contratamos um treinador que não é apenas muito qualificado para treinar, mas que conhece o Brasil. Eu gostei do que ele fez no Bahia em termos da forma como ele treinou o Bahia. Mas passar 15 anos na base porque confia nos jovens e quer desenvolver os jovens… Ele é o técnico certo para nós, é o técnico certo para esse projeto”, concluiu.

Matheus Felipe

Recent Posts

Atitude de Vitinho faz Fluminense desistir da contratação

O atacante Vitinho, revelado pelas categorias de base do Botafogo e com passagem importante pelo…

11 horas ago

Veja o que disse Samuel Lino sobre ser convocado para o Brasil

O atacante Samuel Lino vive um novo capítulo em sua carreira após ser anunciado oficialmente…

14 horas ago

Flamengo receberá montante milionário por conta de Marí

Mesmo distante da Gávea desde 2020, Pablo Marí ainda representa receita para o Flamengo. Segundo…

14 horas ago

Flamengo recebe montante milionário após cria ser vendido

O Corinthians finalizou, nesta sexta-feira (01), o pagamento referente à contratação de Matheuzinho, encerrando de…

14 horas ago

A declaração do técnico do Cruzeiro envolvendo o Flamengo

Após mais um tropeço do Cruzeiro na temporada, o técnico Leonardo Jardim voltou a cobrar…

15 horas ago

Flamengo: a declaração de Léo Ortiz sobre o seu futuro

Contratado pelo Flamengo no início de 2024, o zagueiro Léo Ortiz se consolidou como peça-chave…

15 horas ago