Fortaleza

A declaração de Marcelo Paz sobre os dados clonados no Fortaleza

Nas últimas semanas, sócios-torcedores do Fortaleza Esporte Clube relataram clonagem de cartões de crédito vinculados ao sistema do clube. Em um dos casos, um sócio teve uma compra de R$ 11 mil realizada em seu cartão clonado.

Diante desses relatos, o Fortaleza tomou medidas para resolver o problema e evitar novas ocorrências. Entre as ações implementadas estão o reforço na segurança dos servidores e sistemas, revisão e aprimoramento dos processos internos para elevar a segurança digital e parceria com empresas especializadas em cibersegurança para monitoramento contínuo contra ameaças. Além disso, o clube contratou uma consultoria especializada para um diagnóstico de conformidade, com foco na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e na segurança de dados.

Em coletiva, Marcelo Paz, CEO da SAF Fortaleza, reconheceu o ocorrido e explicou as medidas adotadas após as clonagens.

“Isso houve, reconhecemos. Mas eu pedi dados ao pessoal do sócio. Quantas pessoas vieram de fato reclamar dos vazamentos? 231 pessoas. De uma base de 40 e tantos mil sócios, não é um percentual tão alto. Acho que tem mais do que 231. Tem gente que não veio reclamar, que não percebeu, acho que tem mais gente. Mas é importante balizar a situação porque acham que foi todo mundo. Até agora foram 231 pessoas e todas tiveram atenção. Quais ações foram feitas efetivamente? Quando se descobriu o problema, mudou-se a chave de acesso ao sistema. Estabeleceu-se um contato com a empresa. Contratamos uma consultoria externa para identificar problemas e projetar problemas. E todas as situações relatadas são de 13 de janeiro para trás”.

O caso está sendo investigado pela Delegacia Especializada em Crimes Cibernéticos, que apura as circunstâncias do possível vazamento de dados. A Polícia Civil orienta que possíveis vítimas registrem um Boletim de Ocorrência na Delegacia Eletrônica ou procurem a delegacia mais próxima.

O Fortaleza reforçou seu pedido de desculpas aos torcedores afetados e garantiu que todas as pessoas que relataram o problema receberam atendimento e suporte. O clube continua monitorando a situação para assegurar a proteção dos dados dos seus torcedores e agradece pela confiança depositada.

É importante que os sócios-torcedores fiquem atentos a movimentações suspeitas em seus cartões de crédito e entrem em contato com o clube pelos canais oficiais para relatar qualquer irregularidade. Além disso, é recomendável que possíveis vítimas sigam as orientações das autoridades competentes para minimizar os danos e contribuir com as investigações em andamento.

Paula Silva

Recent Posts

A força comercial do Flamengo é enorme: como melhor explorá-la?

Dois bilhões de reais. Este foi o faturamento do Flamengo em 2025, com todas as…

3 dias ago

Jornalista crava acerto de Lucas Paquetá com o Flamengo

A torcida rubro-negra tem motivos de sobra para comemorar. Depois de semanas de expectativa e…

1 semana ago

Perguntas a fazer aos vendedores antes de comprar um carro de luxo usado no Dubai

Comprar um carro de luxo é emocionante, mas entrar no mundo dos veículos de luxo…

2 semanas ago

Experimente o Dubai com o máximo conforto através de carros de luxo com motorista e opções flexíveis de aluguer mensal

Dubai é uma cidade onde cada viagem se transforma em uma experiência de elegância, conforto…

2 semanas ago

MC Games tem site totalmente renovado com tecnologia de ponta e novas funcionalidades na Home

A MC Games repaginou a home do seu site, marcando uma fase de modernização completa…

2 semanas ago

PlayBet é a nova patrocinadora máster do ABC Futebol Clube a partir de 2026

A PlayBet, plataforma de jogos online e apostas esportivas pertencente ao C4B Gaming Group, anunciou…

3 semanas ago