Neymar pelo Santos (Foto: GuilhermeKastner / Santos FC)
Neymar está revivendo os velhos tempos de forma minuciosa. Destaque absoluto no Santos, seu talento o credenciou à Europa, para ser mais preciso, ao Barcelona. Exatamente como… nos velhos tempos. Desde que voltou à boa fase e tem, cada vez mais, se aproximado do astro que desfilava talento nos gramados do Brasil, seu nome passou a ser veiculado na imprensa internacional.
Mais do que só a possibilidade, o jornal Sport indica que há inclusive um condicionamento para seu regresso à Espanha após o fim do contrato com o Peixe, no dia 30 de junho. “O Barça já impôs uma condição inicial para Neymar Jr. considerar sua possível contratação: recuperar seu mais alto nível no Santos. E explicaram de forma explícita: “primeiro marque 15 gols no clube e depois consideramos”. Ou seja, ele terá que mostrar em cada jogo”, noticiou o jornalista Joaquim Piera.
A reportagem considera a viabilidade do negócio como um selo de uma estratégia bem-sucedida do astro. “Fez aquilo que é indiscutivelmente o número um e se colocou no centro das atenções da mídia de novo, para que todos falem dele”.
O jornalista Pol Ballús, do The Athletic, escreveu recentemente um artigo levantando pontos cruciais para viabilidade do negócio – levando em conta questões financeiras, táticas e estratégicas. Antes de mais nada, o comunicador garante que o Barça tem discutido a possibilidade nos bastidores.
Um dos fatores que ainda pesam na análise é o financeiro, mas a transferência sem custos torna a operação mais viável. Há, ainda, um apelo comercial na negociação. Isso porque o Camp Nou voltará repaginado para temporada 2025/26, e um nome de peso como Neymar poderia impulsionar a venda de ingressos e camisas.
Já o fator tático pesa – e muito. O técnico Hansi Flick implementa um estilo de jogo que exige alta intensidade na marcação e trabalho sem a bola, algo que foge das características do brasileiro. Fora que os culés tem explorado nomes como Luis Díaz (Liverpool), Rafael Leão (Milan) e Alexander Isak (Newcastle) para o ataque.
O astro disputou 508 minutos na temporada e participou diretamente de seis gols – três tentos e três assistências – em sete partidas pelo Santos. O camisa 10 marcou nas duas últimas vitórias do Peixe pelo Paulistão: contra a Inter de Limeira, por 3 a 0, e na noite do último domingo, 2, no triunfo por 2 a 0 sobre o Bragantino, pelas quartas de final.
O presidente da principal liga nacional do futebol espanhol, Javier Tebas, minimizou as chances do brasileiro regressar ao Barça nesta janela ou em qualquer outra. “Não acho que vá voltar para o Barcelona. Aliás, tenho certeza disso”, disse em entrevista ao ‘Give Me Sport’.
A trajetória de Samuel Lino no Flamengo começou ainda em 2017, quando o atacante atuou…
Samuel Lino foi oficialmente apresentado como jogador do Flamengo na sexta-feira (1º), após ter defendido…
O Vasco continua atento no mercado para reforçar seu sistema defensivo, mas vale destacar que…
A atuação de Matheus Gonçalves diante do Atlético-MG pelas oitavas de final da Copa do…
A rivalidade entre Atlético-MG e Flamengo voltou a ser pauta quente no futebol brasileiro, especialmente…
A rivalidade histórica entre Corinthians e Flamengo ganhou novos capítulos nos últimos dias após declarações…