Futebol Internacional

FIFA quer realizar mais uma competição a partir de 2026

A FIFA anunciou a criação de dois novos torneios para o futebol feminino: a Copa das Campeãs e o Mundial de Clubes Feminino. A decisão foi aprovada em reunião do Conselho da entidade e faz parte da estratégia de fortalecimento e expansão da modalidade a nível global.

O Mundial de Clubes Feminino terá sua primeira edição realizada em 2028. O torneio contará com 16 equipes, incluindo cinco representantes da Europa, duas da América do Sul, duas da África, duas da Ásia e duas da Concacaf. Outras três vagas serão definidas em uma fase preliminar disputada entre clubes classificados de diferentes confederações. O formato será similar ao de outras competições internacionais, com uma fase de grupos seguida de mata-mata. A sede do torneio ainda não foi escolhida.

A Copa das Campeãs será disputada pela primeira vez em 2026 e acontecerá nos anos em que não houver Mundial de Clubes. O torneio reunirá os seis campeões continentais do futebol feminino. Na fase inicial, o campeão da Ásia enfrentará o vencedor da Oceania, e o ganhador deste confronto jogará contra o campeão africano para definir os quatro finalistas. As equipes da UEFA, Conmebol e Concacaf já estarão classificadas diretamente para as semifinais.

A FIFA também ajustou o calendário das competições continentais para garantir a participação dos campeões na Copa das Campeãs. A Champions League da UEFA, a Libertadores Feminina e a Concacaf Champions Cup definirão seus vencedores entre maio e novembro do ano anterior ao torneio.

O objetivo da entidade é aumentar a visibilidade do futebol feminino, proporcionando mais oportunidades para clubes ao redor do mundo competirem em torneios de alto nível. “É um dia histórico para o futebol feminino. A FIFA busca cada vez mais o fortalecimento da modalidade, e a CBF está alinhada com essa iniciativa”, afirmou Ednaldo Rodrigues, presidente da Confederação Brasileira de Futebol.

Com as novas competições, a FIFA busca impulsionar o desenvolvimento do futebol feminino e consolidar um calendário internacional estruturado para os clubes. A expectativa é de que essas iniciativas aumentem a competitividade e o reconhecimento da modalidade em nível mundial.

Paula Mattos

Recent Posts

Samuel Lino faz publicação após pênalti perdido pelo Flamengo

A eliminação do Flamengo na Copa do Brasil para o Atlético-MG, nos pênaltis, ainda reverbera…

30 minutos ago

A declaração do atacante do Mirassol antes da partida contra o Flamengo no Brasileirão

Após a dura eliminação na Copa do Brasil diante do Atlético-MG, o Flamengo volta as…

60 minutos ago

Lesão? Filipe Luís explica substituição de Plata em Flamengo x Atlético

A eliminação do Flamengo nas oitavas de final da Copa do Brasil 2025, nos pênaltis…

1 hora ago

Cuca faz previsão sobre o futuro de Filipe Luís, do Flamengo

Na Arena MRV, após um confronto intenso que garantiu ao Atlético-MG a classificação para as…

2 horas ago

Árbitro de Flamengo x Internacional na Libertadores é definido; veja quem é

Flamengo e Internacional protagonizarão mais um duelo marcante na Copa Libertadores da América, e a…

2 horas ago

Wallace Yan se pronuncia após perder pênalti na eliminação do Flamengo

A noite de 6 de agosto de 2025 será lembrada por muito tempo pelos torcedores…

3 horas ago