Escudo do Corinthians na Néo Química Arena (Foto Reprodução/Instagram)
O Corinthians inicia sua jornada na terceira fase prévia da Copa Libertadores nesta quarta-feira (5), às 21h30, enfrentando o Barcelona-EQU, no estádio Banco Pichincha, em Guayaquil. O Timão busca uma boa vantagem para a partida de volta na Neo Química Arena, mas a missão não será nada fácil.
Isso porque, o clube alvinegro tem um longo jejum contra equipes equatorianas e precisa quebrar um tabu que persiste há 13 anos.
Vale destacar que o último triunfo do Corinthians sobre um time do Equador aconteceu em 2012, quando venceu o Emelec por 3 a 0, no Pacaembu, pela Libertadores. Desde então, o Alvinegro acumulou quatro confrontos contra clubes do país, sem vencer nenhum deles.
Dessa maneira, o jejum se prolongou em competições internacionais, incluindo a Copa Sul-Americana e a própria Libertadores. Em 2019, o Corinthians enfrentou o Independiente Del Valle pela semifinal da Sul-Americana, perdendo em casa por 2 a 0 e empatando 2 a 2 no Equador, o que resultou na eliminação.
Em 2023, o confronto se repetiu na fase de grupos da Libertadores, e o Timão sofreu duas derrotas: 3 a 0 em Guayaquil e 2 a 1 na Neo Química Arena. Portanto, a missão de encarar o Barcelona-EQU, pela primeira vez na história das duas equipes, ganha ainda mais importância, já que o Timão busca acabar com esse incômodo histórico.
Com isso, o Corinthians também sofre com um longo jejum no próprio Equador. A última vitória da equipe no país aconteceu há 25 anos, na fase de grupos da Libertadores de 2000, quando o Timão derrotou a LDU por 2 a 0. Desde então, os alvinegros não conseguiram mais vencer em solo equatoriano.
Sendo assim, o confronto contra o Barcelona de Guayaquil ganha um caráter decisivo para o Corinthians, que não pode se dar ao luxo de continuar com esse retrospecto negativo.
O jogo de ida é crucial, pois uma vantagem no placar pode dar tranquilidade para o Corinthians enfrentar a partida de volta com mais confiança.
A vitória do Flamengo por 2 a 0 sobre o Internacional, no Beira-Rio, pela Libertadores,…
O Flamengo chega às quartas de final da Libertadores com favoritismo e atenção redobrada. Após…
O Flamengo vive um momento de afirmação no cenário nacional e internacional, e não apenas…
O Flamengo voltou a mostrar sua força na Libertadores ao eliminar o Internacional em pleno…
A noite de quarta-feira (20 de agosto) no Beira-Rio, em Porto Alegre, teve ingredientes de…
Em noite decisiva pela Copa Libertadores, o Flamengo venceu o Internacional por 2 a 0…