Leila Pereira durante coletiva do Palmeiras (Foto: Reprodução)
O Palmeiras promoverá uma série de ações contra o racismo antes do clássico contra o São Paulo, nesta segunda-feira (10 de março), às 21h35 (horário de Brasília), no Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista. A iniciativa visa dar visibilidade a este grave problema que persiste na sociedade e no futebol, especialmente após recentes incidentes envolvendo membros do clube.
Recentemente, um segurança do Palmeiras foi vítima de ofensa racista em Mirassol, após a vitória por 3 a 2 sobre o time da casa, pelo Campeonato Paulista. Em vídeo gravado, é possível ouvir “macaco velho” na confusão. Antes disso, o vice-prefeito de São José do Rio Preto, Fábio Marcondes, chamou o funcionário de “lixo”. O segurança registrou boletim de ocorrência ainda em Mirassol, local da partida.
Além disso, o atacante Luighi, da equipe sub-20 do Palmeiras, sofreu insultos racistas por parte da torcida do Cerro Porteño durante partida da Copa Libertadores Sub-20, no Paraguai. Após o jogo, Luighi rompeu em lágrimas e denunciou o incidente, questionando: “Até quando vamos passar por isso? O que me fizeram é um crime”.
Em resposta a esses episódios, o Palmeiras levará ao gramado um bandeirão com o tema #SomosSociedade, campanha lançada pelo clube em 2024 para combater qualquer tipo de discriminação ou ato violento, clamando por paz. Os mascotes Periquito e Porco Gobbato carregarão uma bandeira e uma faixa alusivas à campanha, e o rapper Rincon Sapiência realizará um “minuto de barulho” contra o racismo logo após o aquecimento dos atletas. Dentro de campo, os jogadores exibirão uma faixa com a frase “Todos contra o racismo” antes da execução do Hino Nacional.
O Palmeiras reforça que não há mais espaço para o preconceito e exige que providências sejam tomadas pelas autoridades competentes a cada episódio de discriminação ou ato violento.
O clube destaca a importância de combater a impunidade, que é a semente do próximo crime, e espera que sua campanha ajude a conscientizar a sociedade sobre o momento extremamente perigoso que estamos vivendo dentro e fora de campo.
Um novo capítulo agitou o noticiário do futebol: o Palmeiras oficializou a chegada do atacante…
Flamengo e Cruzeiro empataram por 0 a 0, na quinta-feira (02 de outubro), no Maracanã,…
Após críticas ao gramado, a Arena Fonte Nova realizou manutenção intensa nesta semana. Bahia e…
No resumo de hoje: o Flamengo reaquece a renovação de contrato com Arrascaeta e busca…
Os destaques do dia passam por três frentes: nos bastidores do Flamengo, a possibilidade de…
Na quinta-feira (02 de outubro), no Maracanã, Flamengo e Cruzeiro empataram sem gols pela 26ª…