Escudo do Botafogo (Foto: Reprodução/Botafogo)
O julgamento envolvendo a confusão na partida entre Botafogo e Atlético-MG, pela 35ª rodada do Brasileirão de 2024, chegou ao fim.
A decisão da 1ª Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) trouxe um desfecho positivo para os clubes, que escaparam de punições mais severas. Sendo assim, o Alvinegro agora pode focar totalmente na sequência da temporada.
Tanto o Botafogo quanto o Atlético-MG foram denunciados no artigo 257 §3º do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que trata de rixas, conflitos ou tumultos em campo. Por isso, existia o risco de uma multa de até R$ 20 mil para cada equipe.
No entanto, o STJD decidiu absolver os clubes, evitando penalizações que poderiam afetar financeiramente ambas as partes. Isso porque a confusão não foi considerada grave o suficiente para justificar uma punição coletiva.
Dessa maneira, o caso foi arquivado, permitindo que os times sigam sem consequências esportivas.
Além da análise sobre os clubes, o STJD julgou casos individuais, incluindo o do zagueiro Alexander Barboza, do Botafogo, e do meio-campista Rubens, do Atlético-MG. Ambos foram expulsos na partida após receberem o segundo cartão amarelo, mas as denúncias contra eles também foram arquivadas.
Por outro lado, o atacante Luiz Henrique, expulso na mesma partida por atirar uma garrafa na direção dos seguranças do estádio, recebeu um jogo de suspensão. Vale destacar que a pena já foi cumprida, e o jogador atualmente defende o Zenit, da Rússia.
Se os jogadores e clubes escaparam sem grandes consequências, o mesmo não aconteceu com o segurança Daniel Cruz da Silva, que atuava pelo Botafogo.
Ele foi suspenso por 30 dias devido ao tumulto próximo aos vestiários, sendo enquadrado no artigo 254-A, inciso I, do CBJD, que trata de agressões.
Com isso, o clube agora direciona sua atenção para o Campeonato Brasileiro. Eliminado precocemente no Campeonato Carioca, o Botafogo tem aproveitado o tempo livre para intensificar os treinamentos e chegar forte na estreia contra o Palmeiras, no Allianz Parque, no dia 29.
Os destaques do dia passam por três frentes: nos bastidores do Flamengo, a possibilidade de…
Na quinta-feira (02 de outubro), no Maracanã, Flamengo e Cruzeiro empataram sem gols pela 26ª…
No Maracanã, Flamengo e Cruzeiro empataram por 0 a 0 na quinta-feira (02 de outubro),…
O Flamengo convocou reunião do Conselho Deliberativo para terça-feira (07 de outubro), às 18 horas…
O Flamengo empatou por 0 a 0 com o Cruzeiro no Maracanã, na quinta-feira (02…
Na quinta-feira (02 de outubro), Bruno Henrique e Gabigol repetiram a comemoração da “fusão” no…