Atlético-MG

A declaração do presidente da LFU sobre união com a Libra

A possibilidade de uma união entre a Liga Forte União (LFU) e a Liga do Futebol Brasileiro (Libra) para organizar o Campeonato Brasileiro está sendo discutida. Segundo Marcelo Paz, presidente da LFU, as negociações avançaram recentemente, mas ainda estão em estágio inicial. “É uma possibilidade, mas isso ainda é embrionário”, afirmou o dirigente.

Os dois blocos iniciaram a aproximação após negociações sobre os direitos de transmissão da Série B de 2025. O objetivo é definir um modelo de administração que possa resultar em uma liga unificada, embora não haja previsão concreta para a oficialização dessa união. Em fevereiro, foi criado o Comitê de Integração das Ligas, que busca estabelecer princípios de governança para essa possível fusão.

Atualmente, a LFU e a Libra negociam separadamente os direitos de transmissão da Série A do Campeonato Brasileiro até 2029. No entanto, a recente cooperação na venda dos direitos da Série B demonstra um avanço na relação entre os grupos. “O primeiro passo é estabelecer princípios e governanças”, destacou Paz.

O dirigente também expressou otimismo em relação à definição do acordo de transmissão da Série B nos próximos dias. Ele enfatizou a importância da previsibilidade financeira para os clubes que disputarão a competição. “Os clubes precisam saber o fluxo de caixa para organizar suas contas”, explicou.

Marcelo Paz esteve presente na primeira edição do CBC & Clubes Expo, um evento realizado em Campinas (SP) pelo Comitê Brasileiro de Clubes. Ele ressaltou a importância da participação do futebol em um evento que reúne diversas modalidades esportivas. “É um evento amplo e plural. O futebol pode contribuir para fortalecer outros esportes”, disse.

Atualmente, a LFU conta com 33 clubes, enquanto a Libra reúne 15. Essas equipes estão distribuídas entre as Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. As negociações para um modelo de administração conjunto seguem em andamento, sem uma data definitiva para um possível anúncio oficial da unificação.

Brenda Cezillo

Recent Posts

Conmebol toma decisão importante sobre Colo-Colo x Fortaleza, pela Libertadores

A Conmebol oficializou a vitória do Fortaleza por 3 a 0 sobre o Colo-Colo, em…

1 hora ago

Fluminense: atualização na situação de Thiago Silva

Thiago Silva deu um passo relevante no processo de recuperação de sua lesão na coxa…

1 hora ago

Loco Abreu, ex-Botafogo, é anunciado como técnico

O uruguaio Sebastián “Loco” Abreu foi anunciado como novo técnico do Tijuana, equipe mexicana que…

1 hora ago

Três clubes da Europa manifestam interesse na contratação de titular do Flamengo

Apesar da renovação contratual recente com o Flamengo, o meio-campista Gerson continua sendo alvo de…

1 hora ago

Botafogo encaminha renovação contratual

O Botafogo está prestes a concluir a renovação contratual do meia Jefferson Savarino, em uma…

1 hora ago

Veja tudo sobre bastidores da Libra e valores das propostas

Durante uma reunião do Conselho Deliberativo realizada na terça-feira (29), o Flamengo expôs detalhes sobre…

1 hora ago