Allianz Parque — Foto: Marcos Ribolli
A reunião do Conselho Técnico da CBF realizada nesta quarta-feira (12) trouxe novidades sobre um tema que tem gerado grande debate no futebol brasileiro: a utilização do gramado sintético. O encontro contou com a participação dos clubes da Série A, incluindo o Palmeiras, que utiliza esse tipo de piso no Allianz Parque.
Durante a reunião, ficou decidido que o tema não será levado à votação neste momento. Dessa forma, a possibilidade de proibir ou limitar o uso do gramado artificial foi adiada, sem a criação de prazos ou restrições imediatas. Além do Palmeiras, Botafogo e Athletico-PR também possuem gramado sintético em seus estádios, e a decisão mantém a atual regulamentação.
A presidente do Palmeiras, Leila Pereira, defendeu a permanência do gramado sintético e criticou as condições de muitos campos com grama natural no Brasil. “Não entra. Não terá votação. Vamos criar comitês para estudar não só as questões do gramado sintético, mas sim a qualidade dos gramados no Brasil. Isso é importante. É muito melhor ter um gramado sintético de qualidade do que nossos atletas estarem jogando nos gramados horrorosos que tem Brasil afora”, afirmou Leila em entrevista ao Uol Esporte.
O Conselho Técnico da CBF apontou que a questão do gramado sintético será levada para uma discussão mais ampla dentro da Comissão Nacional de Clubes, que tem como objetivo fortalecer o debate entre as equipes da elite do futebol nacional. A entidade também apresentou um estudo sobre lesões registradas no último Campeonato Brasileiro para embasar futuras decisões sobre o tema.
Nos últimos meses, jogadores e técnicos manifestaram opiniões divergentes sobre a influência do gramado sintético no desempenho esportivo e na incidência de lesões. Apesar das reclamações de alguns atletas, a CBF optou por um estudo mais aprofundado antes de tomar qualquer medida restritiva.
Assim, o Palmeiras e os demais clubes que utilizam gramado sintético seguem sem impedimentos para manter essa estrutura em seus estádios. A expectativa é de que novas discussões ocorram nos próximos meses, mas, por ora, nenhuma mudança imediata será implementada.
Em entrevista ao programa El Larguero, da Cadena SER, Saúl Ñíguez, meia do Flamengo revelado…
Em meio ao impasse judicial entre Flamengo e Libra sobre o repasse de R$ 77…
Agora, o Flamengo entra nas semanas mais críticas de 2025, com Botafogo e Palmeiras no…
O CIES Football Observatory divulgou nesta quarta-feira (15 de outubro) um estudo sobre zagueiros no…
Flamengo e Botafogo se enfrentam nesta quarta-feira (15 de outubro), às 19h30 (horário de Brasília),…
Na noite de terça-feira (14 de outubro), véspera do clássico, o Botafogo publicou comunicado oficial…