Brasileirão

Novidades! Mudanças no Brasileirão são aprovadas

O Conselho Técnico da CBF se reuniu nesta quarta-feira (12) com representantes dos 20 clubes da Série A para definir mudanças no Campeonato Brasileiro de 2025. O encontro foi considerado positivo pelo presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, que destacou o crescimento da competição e o diálogo aberto entre os participantes.

Entre as novidades para a próxima edição, destaca-se a criação do Comitê Consultivo de Arbitragem, formado por especialistas internacionais. O grupo será responsável por avaliar as decisões dos árbitros ao longo do campeonato. Fazem parte do comitê nomes de peso como Nicola Rizzoli, que apitou a final da Copa do Mundo de 2014, Néstor Pitana, árbitro da final do Mundial de 2018, e Sandro Meira Ricci, ex-árbitro brasileiro com experiência em competições internacionais.

Outra alteração importante é a implementação do Sistema de Bolas Múltiplas, já utilizado na Premier League. O novo formato contará com 16 bolas distribuídas ao redor do campo para agilizar a reposição e aumentar o tempo efetivo de jogo. Os gandulas terão a função de reabastecer os suportes, permitindo que os jogadores retomem a partida mais rapidamente.

Para evitar conflitos de calendário, o Brasileirão 2025 será paralisado entre 15 de junho e 15 de julho devido à realização do Mundial de Clubes da FIFA. Flamengo, Fluminense, Palmeiras e Botafogo representarão o Brasil na competição internacional. Além disso, pela terceira vez na história, o campeonato também será interrompido durante as Datas FIFA, garantindo um intervalo mínimo de 48 horas para os clubes que tiverem jogadores convocados.

A luta contra o racismo também receberá reforço com a adoção do Protocolo Global de Combate ao Racismo da FIFA. O procedimento prevê um gesto padronizado de cruzar os braços em “X” para denunciar casos de discriminação racial. A iniciativa visa criar um ambiente mais seguro e inclusivo no futebol brasileiro.

Outras mudanças incluem a manutenção do limite de nove estrangeiros por equipe e a adoção do Protocolo de Concussão da CBF, que permitirá uma substituição extra em casos de traumatismo craniano. Além disso, os clubes poderão inscrever entre 35 e 50 jogadores, respeitando prazos definidos para alterações na lista de atletas. O campeonato será disputado ao longo de dez meses, com início em 29 de março e término em 21 de dezembro.

Paula Silva

Recent Posts

Filipe Luís fala sobre “lições do Mundial” para última decisão do Flamengo em 2025

Filipe Luís voltou a viver um momento decisivo à frente do Flamengo. Neste sábado (13),…

22 horas ago

A declaração de Filipe Luís após ida do Flamengo à final: “Acabamos vencendo com um…”

Filipe Luís conduzirá o Flamengo a mais uma final internacional. Neste sábado (13), no Estádio…

23 horas ago

Perfil do PSG divulga final contra o Flamengo, pelo Mundial Intercontinental

Pouco depois da classificação do Flamengo à final do Intercontinental, o PSG confirmou oficialmente, por…

24 horas ago

Autor do gol, Léo Pereira tem torcida especial no Catar

Léo Pereira, zagueiro do Flamengo, voltou a ser destaque dentro e fora de campo. Neste…

1 dia ago

Mundial Intercontinental: quanto o Flamengo lucrou com a vitória sobre o Pyramids?

A vaga na final do Mundial Intercontinental rendeu mais do que prestígio ao Flamengo. Com…

1 dia ago

Não perca as contas! Flamengo é campeão da Taça Challenger após vitória sobre o Pyramids

O Flamengo confirmou sua superioridade técnica e garantiu presença na final do Mundial Intercontinental da…

1 dia ago