Vinícius Júnior em ação pelo Real Madrid contra o Atlético de Madrid (Foto: JAVIER SORIANO/AFP)
Na última quarta-feira (12), o Real Madrid eliminou o Atlético na Champions League nos pênaltis pelo placar de 4 a 2, após perder no tempo regulamentar por 1 a 0. No entanto, uma regra do futebol acabou tendo destaque na eliminação do Atleti.
Na ocasião, o atacante argentino Julian Álvarez foi cobrar uma penalidade máxima e marcou o gol. Mas, o VAR revisou a cobrança e viu que houve dois toques na hora da batida, assim anulando o gol do Atleti, para a revolta do clube e do técnico Diego Simeone.
O Atlético de Madrid enviou um pedido oficial à UEFA solicitando explicações sobre o pênalti anulado de Álvarez. O clube argumentou que as imagens disponíveis não demonstram de forma clara os dois toques do atacante na bola, o que invalidaria a decisão. A Federação respondeu reiterando que a cobrança violou o regulamento e garantiu que analisará a possibilidade de revisão para casos de toque não intencional.
O Atlético justificou que a Regra XIV da Champions League exige uma movimentação clara da bola para que o pênalti seja anulado. Assim, sem imagens claras, a cobrança não poderia ser invalidada. Em resposta, a UEFA afirmou em comunicado que, embora o toque tenha sido “mínimo”, ele ainda caracteriza dois toques do jogador.
“O Atlético de Madrid consultou a Uefa sobre o incidente, que levou à anulação do pênalti cobrado por Julián Álvarez no final da partida de ontem da Liga dos Campeões da Uefa contra o Real Madrid. Embora mínimo, o jogador fez contato com a bola usando seu pé de apoio antes de chutá-la, como mostrado no videoclipe em anexo.
Sob a regra atual (Leis do Jogo, Lei 14.1), o VAR teve que chamar o árbitro sinalizando que o gol deveria ser anulado. A Uefa entrará em discussões com a FIFA e a IFAB para determinar se a regra deve ser revista em casos em que um toque duplo é claramente não intencional”.
O Flamengo enfrenta o Internacional nesta quarta-feira, no Maracanã, pelas oitavas de final da Libertadores,…
O futuro do lateral direito Guilherme Pellegrin no Corinthians está prestes a ser definido. Com…
A atual administração do Flamengo tem enfrentado um cenário de intensa turbulência nos bastidores. Conflitos…
O Fluminense optou por não negociar John Kennedy, recusando a proposta do Shakhtar Donetsk, da…
O Santos está em negociações avançadas para a transferência do goleiro João Paulo para um…
O Palmeiras segue atento ao mercado de transferências, avaliando reforços que possam fortalecer o meio-campo…