Flamengo

A declaração do presidente do Flamengo direcionada a Conmebol

Luiz Eduardo Baptista saiu em defesa do presidente da Conmebol. O mandatário do Flamengo disse entender a dificuldade que Alejandro Domínguez enfrenta para mitigar os casos de racismo no futebol sul-americano.

Na última segunda-feira (17/3), a Conmebol realizou o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. Na abertura do evento, o presidente da entidade máxima do futebol sul-americano discursou em português. Ele ressaltou o trabalho antirracista que tem executado e disse ter convocado associações do continente em busca de ações.

As falas do dirigente foram elogiadas pelo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista. Para o Rubro-Negro, Alejandro Domínguez foi cirúrgico nas colocações e disse entender o desafio da instituição ao combater o racismo, já que o ato é crime apenas no Brasil.

“Achei o discurso adequado e ponderado. É sempre importante lembrar que, em que pese o racismo ser algo odioso e que no Brasil é crime, nos outros 10 países da Conmebol não é. Eu entendo o desafio da Conmebol de lidar com 10 governos que não têm a visão que o brasileiro teve. Ele colocou muito bem que é um aspecto cultural. Para nós no Brasil é crime e para eles não”, iniciou.

Bap ainda afirmou que as punições em casos de racismo não devem ser aplicadas aos clubes, quando existe um ato de injúria de racial realizado por um único torcedor.

“Sobre as penalidades, é sempre importante pensar o quanto você deve punir um clube pela atitude de uma ou outra pessoa que faz parte da sociedade e está ali no estádio. É uma situação bastante delicada. Tem de haver o repúdio e o combate, mas a coisa da punição… você se prepara o ano inteiro, disputa um campeonato inteiro. Chega lá e porque uma pessoa é racista pune seu clube e você cai de uma Libertadores? É uma coisa delicada. Há de se discutir o tamanho da punição porque punir o clube é complicado”, continuou.

Apesar da ponderação, Bap declarou que a diretoria rubro-negra vai continuar com ações de combate ao racismo e deseja incluir uma campanha permanente em todas as competições que o clube disputar.

“No Flamengo nós vamos empunhar a bandeira contra o racismo, há outros lugares onde isso acontece. Devo encaminhar ao Conselho Deliberativo uma moção nesse sentido para que a gente inclua a bandeira contra o racismo de maneira permanente em todos os esportes que a gente participe de forma institucional”, finalizou.

Marco Menezes

Recent Posts

A declaração de Casagrande direcionada a Ednaldo Rodrigues, presidente da CBF

A indefinição em torno do comando técnico da Seleção Brasileira resultou em uma dura crítica…

1 minuto ago

Neymar toma decisão envolvendo filhas

O atacante Neymar tem direcionado parte de suas atenções à convivência entre suas filhas. Ambas…

6 minutos ago

Dorival Jr. pode ter encontrado substituo ideal para Rodrigo Garro no Corinthians

A estreia de Dorival Jr. à frente do Corinthians nesta quarta-feira (30), diante do Novorizontino,…

11 minutos ago

Maioral! Palmeiras supera Corinthians, São Paulo e Santos

Em um panorama financeiro marcado por déficits preocupantes entre os principais clubes de São Paulo,…

16 minutos ago

Ele ainda tem esperança de voltar à boa fase no Vasco

Alex Teixeira terá nesta quinta-feira (1º) um reencontro com um cenário emblemático de sua trajetória…

21 minutos ago

Cuca tem conversas com Dudu para levar atacante ao Atlético-MG

O atacante Dudu, atualmente em momento conturbado no Cruzeiro, está no radar do Atlético-MG, que…

26 minutos ago