Flamengo

A declaração do presidente do Flamengo direcionada a Conmebol

Luiz Eduardo Baptista saiu em defesa do presidente da Conmebol. O mandatário do Flamengo disse entender a dificuldade que Alejandro Domínguez enfrenta para mitigar os casos de racismo no futebol sul-americano.

Na última segunda-feira (17/3), a Conmebol realizou o sorteio da fase de grupos da Copa Libertadores da América e da Copa Sul-Americana. Na abertura do evento, o presidente da entidade máxima do futebol sul-americano discursou em português. Ele ressaltou o trabalho antirracista que tem executado e disse ter convocado associações do continente em busca de ações.

As falas do dirigente foram elogiadas pelo presidente do Flamengo, Luiz Eduardo Baptista. Para o Rubro-Negro, Alejandro Domínguez foi cirúrgico nas colocações e disse entender o desafio da instituição ao combater o racismo, já que o ato é crime apenas no Brasil.

“Achei o discurso adequado e ponderado. É sempre importante lembrar que, em que pese o racismo ser algo odioso e que no Brasil é crime, nos outros 10 países da Conmebol não é. Eu entendo o desafio da Conmebol de lidar com 10 governos que não têm a visão que o brasileiro teve. Ele colocou muito bem que é um aspecto cultural. Para nós no Brasil é crime e para eles não”, iniciou.

Bap ainda afirmou que as punições em casos de racismo não devem ser aplicadas aos clubes, quando existe um ato de injúria de racial realizado por um único torcedor.

“Sobre as penalidades, é sempre importante pensar o quanto você deve punir um clube pela atitude de uma ou outra pessoa que faz parte da sociedade e está ali no estádio. É uma situação bastante delicada. Tem de haver o repúdio e o combate, mas a coisa da punição… você se prepara o ano inteiro, disputa um campeonato inteiro. Chega lá e porque uma pessoa é racista pune seu clube e você cai de uma Libertadores? É uma coisa delicada. Há de se discutir o tamanho da punição porque punir o clube é complicado”, continuou.

Apesar da ponderação, Bap declarou que a diretoria rubro-negra vai continuar com ações de combate ao racismo e deseja incluir uma campanha permanente em todas as competições que o clube disputar.

“No Flamengo nós vamos empunhar a bandeira contra o racismo, há outros lugares onde isso acontece. Devo encaminhar ao Conselho Deliberativo uma moção nesse sentido para que a gente inclua a bandeira contra o racismo de maneira permanente em todos os esportes que a gente participe de forma institucional”, finalizou.

Marco Menezes

Recent Posts

Zagueiro do Flamengo é monitorado por clube da Europa

A movimentação de mercado em torno de Iago, zagueiro de 20 anos do Flamengo, ganhou…

5 horas ago

Árbitro da final da Libertadores entre Flamengo x Palmeiras é definido

A Conmebol escalou o argentino Darío Humberto Herrera para apitar a final da Libertadores entre…

5 horas ago

Flamengo emite nota oficial envolvendo futuro de Filipe Luís

O Flamengo publicou nota oficial nesta sexta-feira (21 de novembro) para desmentir boatos sobre a…

5 horas ago

Preocupa? Veja o resultado do exame de Bruno Henrique, do Flamengo

O atacante Bruno Henrique realizou exames na quinta-feira (20 de novembro), após sentir dores na…

5 horas ago

Contratação milionária do Flamengo tem futuro em risco no clube

A condição física de Nicolás de la Cruz voltou a preocupar o Flamengo em 2025…

6 horas ago

Três jogadores do Flamengo estão na mira do Atlético-MG para 2026, segundo portal

O Atlético-MG já iniciou movimentações para reforçar seu elenco visando a temporada de 2026. Com…

6 horas ago