Internacional

Campeonato Gaúcho pode ter times do exterior em 2025?

O presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman, desmentiu a possibilidade de que Peñarol e Nacional participem do Campeonato Gaúcho de 2026. Segundo o dirigente, a informação não passa de “fake news” e não existe qualquer negociação em andamento para a inclusão dos clubes uruguaios no torneio estadual.

O rumor ganhou força após os sorteios da Libertadores e da Sul-Americana, quando foi levantada a hipótese de que os dois principais clubes do Uruguai poderiam integrar a competição no Rio Grande do Sul. A especulação teve origem em uma publicação do jornalista uruguaio Martin Charquero, que citou conversas do presidente do Peñarol, Ignácio Ruglio, durante um evento da Conmebol.

Apesar da negativa de Hocsman, ele esclareceu quais seriam os passos necessários para que a entrada de clubes estrangeiros fosse possível no Estadual. De acordo com o presidente da FGF, Peñarol e Nacional teriam que se desfiliar da Associação Uruguaia de Futebol (AUF) e, posteriormente, solicitar filiação à entidade gaúcha, cumprindo todos os requisitos exigidos pelo estatuto.

Hocsman reiterou que, até o momento, a FGF não foi procurada para tratar dessa possibilidade. Entretanto, caso uma proposta oficial seja apresentada, a federação estaria disposta a avaliar a ideia, considerando o impacto e a visibilidade que tal iniciativa poderia trazer para o futebol do Rio Grande do Sul.

Enquanto a especulação sobre a entrada de clubes uruguaios é descartada, o Gauchão de 2026 já tem dez times confirmados: Avenida, Caxias, Grêmio, Guarany-Ba, Inter, Juventude, Monsoon, São José, São Luiz e Ypiranga. As duas vagas restantes serão preenchidas por equipes oriundas da Divisão de Acesso.

A Divisão de Acesso, aliás, contará com uma nova fórmula de disputa. Na primeira fase, haverá turno único com 15 rodadas, em que todos os times se enfrentarão em jogos de ida. Os oito melhores avançam para as quartas de final, enquanto os dois últimos serão rebaixados para a Terceira Divisão. Os finalistas garantirão acesso para a elite do futebol gaúcho em 2026.

Matheus Felipe

Recent Posts

Zagueiro do Flamengo é monitorado por clube da Europa

A movimentação de mercado em torno de Iago, zagueiro de 20 anos do Flamengo, ganhou…

5 horas ago

Árbitro da final da Libertadores entre Flamengo x Palmeiras é definido

A Conmebol escalou o argentino Darío Humberto Herrera para apitar a final da Libertadores entre…

5 horas ago

Flamengo emite nota oficial envolvendo futuro de Filipe Luís

O Flamengo publicou nota oficial nesta sexta-feira (21 de novembro) para desmentir boatos sobre a…

5 horas ago

Preocupa? Veja o resultado do exame de Bruno Henrique, do Flamengo

O atacante Bruno Henrique realizou exames na quinta-feira (20 de novembro), após sentir dores na…

5 horas ago

Contratação milionária do Flamengo tem futuro em risco no clube

A condição física de Nicolás de la Cruz voltou a preocupar o Flamengo em 2025…

5 horas ago

Três jogadores do Flamengo estão na mira do Atlético-MG para 2026, segundo portal

O Atlético-MG já iniciou movimentações para reforçar seu elenco visando a temporada de 2026. Com…

5 horas ago