Filipe Luís durante jogo entre o Flamengo x Bahia (Foto: Gilvan de Souza/CRF)
A caminhada do Flamengo na primeira fase da Copa Libertadores de 2024 será desafiadora, com longas viagens e adversários de peso. O time rubro-negro enfrentará a LDU (EQU), o Deportivo Táchira (VEN) e o Central Córdoba (ARG), percorrendo mais de 16 mil quilômetros entre os três destinos.
Para um clube com a ambição de conquistar o tetracampeonato, o Flamengo precisará superar não apenas os rivais, mas também o cansaço das viagens e as condições de jogo. Confira todos os detalhes dos adversários e o que esperar dessa fase.
O Flamengo não terá vida fácil na fase de grupos. Além da distância, que será longa, o time rubro-negro enfrentará a temida altitude de Quito, no Equador, além de outros fatores que exigem um esforço extra.
O time jogará contra o Deportivo Táchira no Estádio Polideportivo de Pueblo Nuevo, que fica a mais de 7.000 quilômetros de distância. Sendo assim, a viagem mais longa será a estreia na competição, agendada para a primeira semana de abril.
Além disso, os quatro times do Grupo C são campeões nacionais em 2023, o que torna o grupo ainda mais difícil. O Flamengo, campeão da Copa do Brasil, tem os seguintes adversários:
Distância: 6.607 quilômetros
Altitude: 2.850 metros
Melhor campanha na Libertadores: campeão em 2008
Classificação atual: 5º lugar no Campeonato Equatoriano
A LDU é uma equipe histórica na competição, com uma Libertadores no currículo. Isso porque a equipe, apesar de não ter se saído bem no ano passado, é sempre um adversário difícil, especialmente em sua casa, na altitude de Quito.
Distância: 7.169 quilômetros
Altitude: Não tem
Melhor campanha na Libertadores: quartas de final (2004)
Classificação atual: 2º lugar no Campeonato Venezuelano
O Táchira é o atual campeão da Venezuela e promete dar trabalho, mesmo após uma eliminação precoce na última edição da competição. Com isso, o time tem mostrado bom desempenho na liga local, tornando-se uma equipe forte para se enfrentar.
Distância: 2.814 quilômetros
Altitude: Não tem
Melhor campanha na Libertadores: Estreante
Classificação atual: 6º lugar no Campeonato Argentino
Apesar de ser estreante na competição, o Central Córdoba surpreendeu a Argentina ao conquistar a Copa da Argentina, garantindo sua vaga na Libertadores. Desse jeito, o time promete ser uma incógnita para os times do grupo, mas sempre com a motivação de fazer história.
O Flamengo, tricampeão da Libertadores, busca o tetracampeonato, tornando-se o maior vencedor brasileiro da história da competição.
Por isso, a missão de repetir os feitos de 1981, 2019 e 2022 exige muita concentração e superação, principalmente em um grupo que, embora difícil, oferece boas chances de avanço.
Em meio à maratona de confrontos entre Internacional e Flamengo, o técnico Roger Machado revelou…
O Flamengo está em vias de concretizar um novo patrocínio master que pode representar um…
A nova diretoria do Flamengo iniciou sua atuação nas categorias de base com um movimento…
João Paulo, ídolo recente da meta santista, acertou sua saída do Santos para defender o…
O Flamengo atravessa uma fase positiva na temporada, tanto no cenário nacional quanto continental. Sob…
O futebol brasileiro registrou mais uma transação de impacto nesta semana. O atacante Kauê Furquim,…