Flamengo

A declaração de André Henning direcionada a Conmebol

André Henning exigiu a saída de Alejandro Dominguez do comando da Conmebol. O jornalista criticou duramente a declaração do presidente da entidade, quando comparou os clubes brasileiros a Cheeta, macaca que acompanha o personagem fictício Tarzan.

A Conmebol vive uma crise de credibilidade frente ao combate ao racismo. Casos de injúrias raciais se tornaram praxe em competições sul-americanas, com brasileiros sendo alvos. 

O mais recente foi o atacante Luighi, do Palmeiras, durante um jogo da Libertadores sub-20, contra o Cerro Porteño, do Paraguai. Como reprimenda, a entidade determinou uma multa de 50 mil dólares, cerca de 284 mil reais, uma punição branda, na visão do time alviverde.

A irritação frente à quase conivência da Conmebol fez a presidente Leila Pereira indicar que os clubes brasileiros deveriam se desfiliar da entidade e se juntar à Concacaf, fato que repercutiu após o sorteio dos grupos da Libertadores e Sul-Americana, na última segunda-feira (17/3).

Perguntado sobre a possibilidade de acontecer uma Libertadores sem times brasileiros, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, relatou que isso seria impossível, tanto quanto ter “Tarzan sem Cheeta”.

A declaração repercutiu negativamente no Brasil e foi apontada como mais um caso de racismo contra os brasileiros. O jornalista do TNT Sports se indignou e exigiu a saída do presidente da Conmebol.

“O presidente da Conmebol disse que é impossível a gente ter Libertadores sem os macacos brasileiros, os clubes brasileiros. Imediatamente, os clubes brasileiros precisam exigir a saída de Alejandro Dominguez do comando da Conmebol. Não é pedido de desculpas, não é nota oficial”, disse.

André Henning ainda relembrou o discurso de Alejandro Domínguez no evento realizado em Luque, no Paraguai, na última segunda-feira, para expor a hipocrisia da situação. O jornalista foi além e pediu que os clubes brasileiros se unam com a Confederação Brasileira de Futebol e o Governo Federal pela saída do mandatário sul-americano.

“Ele veio com uma balela que a Conmebol faz de tudo para evitar o racismo. Conversa fiada. Os clubes brasileiros precisam exigir a saída de Alejandro Dominguez. Via CBF, via governo brasileiro, porque agora extrapola a esfera esportiva. Não há nenhuma atitude menor do que a saída do presidente da Conmebol que seja aceitável. Ele precisa sair imediatamente”, finalizou.

Marco Menezes

Recent Posts

Brasil vence o El Salvador em estreia na Copa do Mundo de Futebol de Areia

A seleção brasileira estreou com vitória na Copa do Mundo de Futebol de Areia de…

23 horas ago

A declaração de Rwan Cruz após primeiro gol pelo Botafogo

O atacante Rwan Cruz celebrou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo como um…

23 horas ago

Elano Blumer volta ao futebol com cargo importante; veja

O Guarani anunciou oficialmente a contratação de Elano Blumer para o cargo de coordenador técnico.…

23 horas ago

A declaração de Felipe Melo direcionada a Patrick de Paula, do Botafogo

O volante Patrick de Paula, atualmente no Botafogo, foi alvo de elogios por parte de…

23 horas ago

Imprensa espanhola elogia Raphinha, do Barcelona

O confronto entre Barcelona e Inter de Milão, válido pela ida da semifinal da Champions…

23 horas ago

Manchester City: Guardiola atualiza situação de Rodri

O retorno de Rodri aos treinamentos do Manchester City representa um avanço importante após meses…

23 horas ago