Flamengo

A declaração de André Henning direcionada a Conmebol

André Henning exigiu a saída de Alejandro Dominguez do comando da Conmebol. O jornalista criticou duramente a declaração do presidente da entidade, quando comparou os clubes brasileiros a Cheeta, macaca que acompanha o personagem fictício Tarzan.

A Conmebol vive uma crise de credibilidade frente ao combate ao racismo. Casos de injúrias raciais se tornaram praxe em competições sul-americanas, com brasileiros sendo alvos. 

O mais recente foi o atacante Luighi, do Palmeiras, durante um jogo da Libertadores sub-20, contra o Cerro Porteño, do Paraguai. Como reprimenda, a entidade determinou uma multa de 50 mil dólares, cerca de 284 mil reais, uma punição branda, na visão do time alviverde.

A irritação frente à quase conivência da Conmebol fez a presidente Leila Pereira indicar que os clubes brasileiros deveriam se desfiliar da entidade e se juntar à Concacaf, fato que repercutiu após o sorteio dos grupos da Libertadores e Sul-Americana, na última segunda-feira (17/3).

Perguntado sobre a possibilidade de acontecer uma Libertadores sem times brasileiros, Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol, relatou que isso seria impossível, tanto quanto ter “Tarzan sem Cheeta”.

A declaração repercutiu negativamente no Brasil e foi apontada como mais um caso de racismo contra os brasileiros. O jornalista do TNT Sports se indignou e exigiu a saída do presidente da Conmebol.

“O presidente da Conmebol disse que é impossível a gente ter Libertadores sem os macacos brasileiros, os clubes brasileiros. Imediatamente, os clubes brasileiros precisam exigir a saída de Alejandro Dominguez do comando da Conmebol. Não é pedido de desculpas, não é nota oficial”, disse.

André Henning ainda relembrou o discurso de Alejandro Domínguez no evento realizado em Luque, no Paraguai, na última segunda-feira, para expor a hipocrisia da situação. O jornalista foi além e pediu que os clubes brasileiros se unam com a Confederação Brasileira de Futebol e o Governo Federal pela saída do mandatário sul-americano.

“Ele veio com uma balela que a Conmebol faz de tudo para evitar o racismo. Conversa fiada. Os clubes brasileiros precisam exigir a saída de Alejandro Dominguez. Via CBF, via governo brasileiro, porque agora extrapola a esfera esportiva. Não há nenhuma atitude menor do que a saída do presidente da Conmebol que seja aceitável. Ele precisa sair imediatamente”, finalizou.

Marco Menezes

Recent Posts

Presidente da CBF abre o jogo sobre mudanças no calendário

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) prepara um novo modelo de calendário para os próximos…

4 horas ago

Definidos! Flamengo revela relacionados para enfrentar o Barcelona

O Flamengo confirmou os atletas relacionados para a final do Mundial de Clubes Sub-20. O…

4 horas ago

Alvo do Vasco, cria do Ninho já curtia posts do clube quando estava no Flamengo

Ainda vinculado ao Flamengo, Matheus França protagonizou, em 2023, um gesto que gerou desconforto entre…

6 horas ago

Presidente do Fluminense fala sobre estádio do Flamengo: “coragem…“

O debate sobre a construção de um estádio próprio pelo Flamengo ganhou elogios do presidente…

7 horas ago

Jogador do Flamengo é citado por Luiz Henrique, ex-Botafogo, como o mais difícil de driblar

Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo, tem chamado atenção dentro e fora de campo. Recentemente, Luiz…

8 horas ago

Léo Ortiz, do Flamengo, entra na mira de clube da Europa

O mercado europeu segue de olhos bem atentos ao futebol brasileiro. Desta vez, quem ganhou…

8 horas ago