Corinthians

Luto! Corinthians emite nota de pesar

O ex-jogador de basquete Wlamir Marques, um dos maiores nomes da modalidade no Brasil, morreu nesta terça-feira, aos 87 anos. Ele estava internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo. A causa da morte ainda não foi divulgada. Ícone da seleção brasileira, Wlamir foi um dos protagonistas das conquistas dos Mundiais de 1959 e 1963, além de ter ajudado o Brasil a conquistar as medalhas de bronze nas Olimpíadas de Roma 1960 e Tóquio 1964.

Conhecido como “Diabo Loiro”, Wlamir era considerado um jogador versátil, atuando em diversas posições dentro de quadra, como pivô, ala e armador. Sua técnica refinada e velocidade o tornaram um dos principais nomes da história do basquete nacional. Durante a carreira, defendeu equipes como XV de Piracicaba e Corinthians, clube onde marcou época e construiu uma relação de identificação que se estendeu até os últimos anos de sua vida.

Pelo Corinthians, Wlamir jogou durante dez anos e conquistou 18 títulos, incluindo três Sul-Americanos, três Brasileiros, cinco Paulistas e sete Paulistanos. A importância do ex-jogador para o clube foi reconhecida em diversas homenagens. Em 2016, o ginásio do Parque São Jorge foi rebatizado como Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques. Dois anos depois, em 2018, o Corinthians aposentou a camisa 5, utilizada pelo jogador. No ano passado, Wlamir recebeu um busto no clube, tornando-se o primeiro atleta do basquete a receber essa homenagem na história do Timão.

Sua última aparição pública ocorreu em fevereiro deste ano, quando foi homenageado com uma miniatura realista antes do jogo entre Brasil e Paraguai, pelas Eliminatórias da AmeriCup 2025. O evento aconteceu justamente no ginásio que leva seu nome, reforçando seu legado no esporte brasileiro.

Além de sua trajetória como jogador, Wlamir também teve passagens como técnico das equipes masculina e feminina do Corinthians. Em 2023, foi incluído no Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), um reconhecimento à sua contribuição para o basquete mundial.

O Corinthians divulgou uma nota oficial lamentando a morte de Wlamir Marques, destacando sua importância para a história do clube e do basquete brasileiro.

Confira a nota de pesar na íntegra

O Sport Club Corinthians Paulista lamenta com pesar a morte de Wlamir Marques, um dos seus maiores ídolos da história do basquete do Clube, aos 87 anos, nesta terça-feira (18).

O “Diabo Loiro”, apelido que ganhou durante suas passagens pela Seleção Brasileira, onde conquistou dois títulos mundiais, chegou ao Corinthians em 1962, no auge da sua performance, onde conquistou 18 títulos pelo Alvinegro (três sul-americanos, três brasileiros, cinco paulistas e sete paulistanos).

Após se aposentar das quadras, Wlamir voltou ao Corinthians, onde foi técnico com passagens tanto na equipe Masculina, quanto a Feminina.

Suas conquistas pelo Timão renderam outras homenagens históricas: em 2016, o ginásio principal do Parque São Jorge foi batizado como Ginásio Poliesportivo Wlamir Marques e neste seu mesmo local, em 2023, Wlamir foi eternizado pelo Corinthians, ao ter seu busto inaugurado no espaço, o primeiro busto de um atleta de basquete na história do Clube.

Ainda em 2023, Wlamir Marques recebeu mais uma honraria: entrou para o Hall da Fama da FIBA (Federação Internacional de Basquetebol).

O Corinthians se une à família, amigos e fãs neste momento de luto no esporte brasileiro.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Após 19 anos na Globo ele vai narrar jogos em nova emissora

O cenário esportivo brasileiro ganhará um novo capítulo de peso neste mês com a chegada…

19 minutos ago

Jogador deve deixar o Flamengo no final do ano, segundo jornalista

O futuro do zagueiro Cleiton no Flamengo parece cada vez mais distante. Segundo o jornalista…

49 minutos ago

Jogador do Mirassol manda recado antes de enfrentar o Flamengo

O Brasileirão 2025 terá neste sábado um capítulo especial. No gramado do Maracanã, Flamengo e…

1 hora ago

Ídolo do Flamengo é sincero sobre Wallace Yan

Após a eliminação do Flamengo na Copa do Brasil, o ex-jogador Junior, ídolo do clube,…

2 horas ago

Chegada de Lucas Beltrán, Landim fala sobre estádio e declaração de Rizek: as últimas notícias do Flamengo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do…

7 horas ago

Venda milionária, ida para o rival e atualizações médicas: as últimas notícias do Flamengo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do…

7 horas ago