Filipe Luís durante jogo entre Flamengo e Corinthians, pela semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)
O trabalho de Filipe Luís à frente do Flamengo tem sido amplamente reconhecido e elogiado, consolidando sua posição no futebol brasileiro como um dos jovens técnicos mais promissores da atualidade.
Com um estilo de jogo característico, Filipe Luís tem mostrado ao público que sua abordagem está longe de ser convencional.
Em recente análise, o jornalista Flávio Prado fez uma comparação interessante, destacando a semelhança do técnico rubro-negro com Pep Guardiola, um dos maiores nomes do futebol mundial.
“Eu acho que ele é muito espanhol (na maneira de pensar futebol). A cabeça do Filipe, embora fale muito do Jorge Jesus, ele tem uma mentalidade muito do futebol espanhol nessa coisa de domínio de bola, de ter a bola… Tipo Guardiola, ele é mais Guardiola do que Simeone, com certeza”, analisou Flávio Prado, no programa “Bate-Pronto”, da Jovem Pan.
Sendo assim, a comparação com o treinador do Manchester City faz total sentido. Filipe Luís tem adotado um estilo de jogo focado no controle da posse de bola, uma das marcas registradas de Guardiola.
Apesar das influências do técnico português Jorge Jesus, o ex-lateral tem trazido ao Flamengo uma filosofia de jogo mais voltada para o ataque e a construção, características também associadas ao futebol espanhol.
O Flamengo segue como um dos principais favoritos na temporada de 2025, tanto no Campeonato Brasileiro quanto na Copa Libertadores da América.
Flávio Prado não hesita em apontar o time da Gávea como o grande candidato ao título continental, dizendo que “o Flamengo está mais inteiro”, destacando o equilíbrio e a qualidade do elenco, que é considerado o melhor da América do Sul.
Vale destacar que, com os investimentos feitos, o Flamengo é visto como um time pronto para buscar mais um título internacional.
Apesar de ser comparado a Guardiola, Filipe Luís tem como principais referências no futebol os treinadores Diego Simeone, com quem trabalhou no Atlético de Madrid, e Jorge Jesus, que o comandou no Flamengo.
Recentemente, em entrevista à Fifa, Filipe Luís falou sobre a possibilidade de enfrentá-los em breve, o que despertou o interesse dos torcedores.
“Seria muito especial enfrentá-los. A parte boa é que eu conheço eles, e eles ainda não conhecem como eu trabalho. Mas eu conheço bastante como eles trabalham”, comentou o técnico.
O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…
Campeão brasileiro de 2025, o Flamengo já projeta o início de sua temporada em 2026…
Com expectativa de grande público no Catar, a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e…
Com vínculo firmado até junho de 2029, o atacante Gonzalo Plata está no centro das…
A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento…
Após garantir vaga na decisão do Mundial de Clubes, o Flamengo se prepara para enfrentar…