Escudo do Palmeiras (Foto Reprodução/Instagram)
O Cerro Porteño foi sorteado como um dos adversários do Palmeiras na Copa Libertadores da América na fase de grupos, pouco tempo depois do caso de racismo que ocorreu em uma partida entre as duas equipes. Em nota oficial, a equipe paraguaia informou que coibirá atos discriminatórios “como sempre fez”.
No dia 6 de março, durante a vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Cerro Porteño, em um jogo da Libertadores sub-20, o atacante Luighi sofreu insultos racistas vindos das arquibancadas do estádio Gunther Vogel, em San Lorenzo, no Paraguai.
A situação revoltou ainda mais a diretoria alviverde depois que a Conmebol puniu o Cerro com uma multa de 50 mil dólares, cerca de 280 mil reais, e ter que jogar como mandante com os portões fechados, sem a presença de público.
Para os palestrinos, a entidade máxima do futebol sul-americano foi branda na punição e a presidente Leila Pereira expressou o descontentamento publicamente. A mandatária chegou a sugerir que os clubes brasileiros largassem a Conmebol e se filiassem à Concacaf.
Frente aos acontecimentos, durante o sorteio dos grupos da Libertadores e da Copa Sul-Americana, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, disse ter o compromisso de combater qualquer tipo de discriminação. No discurso realizado no evento, o dirigente falou em português, na tentativa de se dirigir aos times do Brasil.
Porém, após o compromisso, ele fez uma declaração racista. Alejandro respondeu um questionamento sobre a possibilidade de acontecer uma Libertadores sem que times brasileiros participassem e foi enfático ao dizer que isso era impossível. Segundo ele, seria como “Tarzan sem Chita”, comparando os brasileiros à chimpanzé companheira do personagem.
O fato reverberou de maneira negativa no Brasil e a presidente Leila Pereira, junto dos times da Libra e LFU, enviou uma carta para a Fifa exigindo mudanças radicais na postura da Conmebol ao lidar com casos de racismo.
Diante de tudo isso, o Cerro Porteño sabendo de que seria adversário do Palmeiras na Copa Libertadores da América, já que ambas as equipes ficaram no Grupo G, emitiu uma nota oficial dizendo que quando for mandante coibirá qualquer ato discriminatório.
“Em relação aos eventos desportivos que o Clube Cerro Porteño irá realizar como mandante nesta próxima fase, comprometemo-nos a tomar absolutamente todas as medidas de segurança e prevenção para garantir o desenvolvimento pacífico, sem violência ou atos discriminatórios de qualquer tipo, como sempre fizemos”, publicou.
O portal britânico TEAMtalk informou que o West Ham planeja vender Lucas Paquetá em janeiro.…
Os destaques do dia no Flamengo passam por três frentes: a crescente movimentação de mercado…
Após o 0 a 0 com o Fluminense no Allianz Parque, no sábado (22 de…
A movimentação de mercado em torno de Iago, zagueiro de 20 anos do Flamengo, ganhou…
A Conmebol escalou o argentino Darío Humberto Herrera para apitar a final da Libertadores entre…
O Flamengo publicou nota oficial nesta sexta-feira (21 de novembro) para desmentir boatos sobre a…