Botafogo

Renato Paiva manda recado para jogadores que ele decidiu afastar no Botafogo

Renato Paiva chegou ao Botafogo com uma proposta clara: valorizar as categorias de base e apostar no potencial dos jovens talentos do clube. 

Em entrevista coletiva após uma semana de treinos e preparação para o início do Campeonato Brasileiro e da Libertadores, o técnico não apenas destacou essa filosofia, mas também explicou as razões para afastar alguns jogadores do elenco principal.

“Valorizar o que é nosso”

O treinador revelou que pretende dar prioridade aos jogadores formados no Botafogo antes de recorrer ao mercado. 

“Estavam e estão aqui alguns miúdos trabalhando conosco, entretanto começou o campeonato sub-20 e eles começaram a jogar também, porque precisam competir”, explicou Paiva, destacando que o time principal precisa olhar para dentro, buscando soluções no que o clube já possui. 

“Nós, com o tempo, vamos olhar para essa área também, porque o Botafogo precisa de fato não só buscar fora. Foi buscar um treinador que olhe sempre primeiro para dentro. Só vou buscar fora se não houver aqui dentro”, afirmou.

O desafio de equilibrar elenco principal e base

Paiva fez questão de elogiar o centroavante Kayke, que marcou um dos gols na vitória sobre o América-MG pelo Brasileiro Sub-20. O treinador, porém, apontou que os outros jovens jogadores, especialmente os pontas, ainda precisam de mais amadurecimento. 

“Gosto muito do Kayke, é um 9 muito interessante. Os outros miúdos, pontas, têm muita qualidade técnica, mas ainda estão muito verdinhos. Precisam ter esse intercâmbio entre jogar e treinar conosco, quando for possível”, afirmou.

Sendo assim, o técnico ressaltou que, com a intensificação do calendário, o Botafogo precisará contar mais com esses jogadores da base. 

“Quando começar a loucura deste calendário, não vamos ter tempo para treinar e vamos precisar deles. É aí que vamos observá-los melhor e moldá-los melhor”, disse Paiva.

Renato Paiva também lamentou a falta de tempo para se aproximar da base, algo que sempre priorizou nas equipes por onde passou. 

“Eu gostaria de ter tempo até para dormir e não consigo, muito menos para ter contato com a base. Mas gostei que o clube tivesse olhado para mim nessa perspectiva”, destacou. 

Vale destacar que, no Independiente del Valle, do Equador, Paiva já demonstrou grande atenção à base, e isso está nos seus planos para o Botafogo.

Com isso, o técnico segue focado em conhecer bem os jogadores do elenco principal e espera, em breve, integrar ainda mais os jovens talentos à equipe.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

Corinthians acerta duas demissões e gera clima tenso

O Corinthians vive um momento conturbado nos bastidores, principalmente no setor administrativo. Na tarde de…

2 minutos ago

Maringá reclama da arbitragem após jogo contra o Atlético-MG: “Se isso não é pênalti…”

O Maringá demonstrou forte insatisfação com a arbitragem durante o empate em 2 a 2…

7 minutos ago

Após Seleção Brasileira, França também inova em novo uniforme

A seleção francesa deve apresentar uma novidade significativa em seu uniforme reserva para a Copa…

17 minutos ago

A declaração de Renato Paiva após vitória do Botafogo na Copa do Brasil

Após a goleada do Botafogo por 4 a 0 sobre o Capital-DF na noite de…

18 minutos ago

PH Ganso, Everaldo, Serna, Kelwin, Keven: os jogadores que podem substituir Germán Cano no Fluminense

O Fluminense enfrenta um desafio considerável em seu setor ofensivo. Isso porque Germán Cano sofreu…

22 minutos ago

A declaração de Abel Ferreira, do Palmeiras, sobre ser treinador do Brasil

Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite de…

22 minutos ago