Brasileirão

Brasileirão 2025: veja as novas regras impostas pela CBF

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) e o conselho da Ifab (International Football Association Board) aprovaram mudanças pontuais nas regras do Campeonato Brasileiro, que entrarão em vigor a partir desta temporada. Uma das mais significativas busca combater a famosa “cera” dos goleiros, prática que muitas vezes gera frustração e desacelera o ritmo do jogo.

A nova regra estabelece que o goleiro terá um tempo limite de oito segundos para ficar com a bola em suas mãos. Caso esse tempo seja ultrapassado, o time do infrator será penalizado com um escanteio a favor do adversário. Essa medida visa não apenas manter a fluidez das partidas, mas também garantir que a competição se desenrole de forma mais dinâmica e justa.

A expectativa é que, com essa mudança, a prática de retardar a reposição de jogo por parte dos goleiros seja significativamente reduzida, proporcionando um espetáculo mais contínuo e emocionante para os torcedores.

Mudanças no Brasileirão

Entre as outras principais alterações, destaca-se a formação de um comitê internacional de análise de arbitragem. Esse comitê é composto por árbitros renomados, incluindo o italiano Nicola Rizzoli, o argentino Nestor Pitana, e o brasileiro Sandro Meira Ricci, que serão responsáveis por avaliar as decisões tomadas pelos árbitros durante os jogos de cada rodada.

Outra grande mudança é a implementação de um novo sistema para a reposição da bola em jogo, inspirado no modelo da Premier League. Agora, haverá 16 bolas posicionadas em cones ao longo do gramado, e os jogadores poderão retirar a bola diretamente dos suportes, facilitando a continuidade do jogo. Os gandulas terão a função de repor as bolas nos suportes, o que promete aumentar a fluidez da partida e reduzir interrupções.

Essas reformas visam melhorar a experiência dos torcedores e a qualidade do espetáculo em campo, além de trazer mais transparência e eficiência na arbitragem.

Ana Teixeira

Recent Posts

Arrascaeta assume papel que estava esquecido há anos no Flamengo

Giorgian de Arrascaeta vive fase especial no Flamengo desde que assumiu a camisa 10 em…

1 hora ago

A declaração de Zinho antes de Flamengo x Estudiantes

Nesta quinta-feira (18 de setembro), o Flamengo recebe o Estudiantes no Maracanã, às 21h30 (horário…

2 horas ago

A declaração de Cicinho direcionada ao Flamengo

O Flamengo recebe o Estudiantes, da Argentina, pela ida das quartas de final da Libertadores.…

2 horas ago

Ex-goleiro do Flamengo assina novamente com o club

O Flamengo anunciou, na tarde desta quinta-feira (18 de setembro), que Raul Plassmann é o…

2 horas ago

Elenco do Flamengo vale quase R$ 1 bilhão a mais que o do Estudiantes

O Flamengo enfrenta o Estudiantes de La Plata nas quartas de final da Copa Libertadores…

2 horas ago

Flamengo pode bater recorde na partida contra o Estudiantes pela Libertadores

Flamengo recebe o Estudiantes no Maracanã, pela ida das quartas de final da Libertadores, nesta…

3 horas ago