Flamengo

Flamengo se uniu a 6 times contra a CBF nos bastidores

No contexto das eleições da CBF, o Flamengo se uniu a outros seis clubes da Série A do Campeonato Brasileiro e optou por não apoiar a reeleição de Ednaldo Rodrigues, atual presidente da entidade. O Bragantino, Corinthians, Fortaleza, Flamengo, Fluminense, Mirassol e Santos, conforme apurado pelo Estadão, decidiram não assinar a candidatura do dirigente, que acabou sendo reeleito por aclamação.

A reeleição de Ednaldo Rodrigues

Ednaldo Rodrigues, com a chapa intitulada “Por um Futebol Mais Inclusivo e Sem Discriminação de Qualquer Natureza”, foi reeleito presidente da CBF na Assembleia Geral da entidade, realizada na manhã de segunda-feira. A eleição ocorreu de forma marcada para véspera do clássico Argentina x Brasil, pelas Eliminatórias da Copa de 2026. Vale destacar que o novo mandato de Ednaldo começa em março de 2026 e vai até março de 2030.

Esta foi a primeira reeleição de Ednaldo Rodrigues, que assumiu o cargo de forma provisória em junho de 2021, após o afastamento de Rogério Caboclo, que foi envolvido em acusações de assédio sexual e moral. Inicialmente, Ednaldo afirmou que não seria candidato à reeleição, mas tem direito a mais uma eleição, o que significa que pode permanecer no cargo até 2034.

O discurso de Ednaldo Rodrigues

Após sua reeleição, Ednaldo Rodrigues fez um discurso em que destacou os desafios enfrentados durante seu mandato.

“Hoje, celebramos não apenas a confirmação do nosso trabalho pela reeleição, mas o triunfo da democracia, do diálogo, da liberdade e da autonomia das organizações esportivas. Ao longo dos últimos anos, enfrentamos muitos desafios. Sofremos todo tipo de preconceito e perseguições. Tentaram até um golpe. Resistimos e vencemos. Agradeço a Deus por tudo, à minha família pelo apoio incondicional e a todos que trabalham incansavelmente todos os dias para fortalecer e purificar o futebol brasileiro, em especial à Fifa, a Conmebol e a cada um de vocês, representantes de federações e clubes, pela confiança e parceria ao longo desses anos” disse Ednaldo

A postura dos clubes

Com isso, Ednaldo Rodrigues foi reeleito com 100% dos votos do colégio eleitoral, recebendo votos de todas as 27 federações e de todos os clubes da Série A e B. Dessa maneira, mesmo sem o apoio de algumas grandes equipes, como Flamengo e outros clubes do topo do futebol brasileiro, Ednaldo garantiu a reeleição.

Cabe ressaltar que, apesar da eleição ser considerada um triunfo para Ednaldo, a ausência de apoio de grandes clubes como o Flamengo coloca uma luz sobre a relação entre os clubes e a CBF, algo que certamente será discutido nos próximos meses.

Leandro Cardoso

Recent Posts

Michael entra na mira de rival do Flamengo no Brasileirão

O vínculo de Michael com o Flamengo segue como ponto central das discussões de mercado…

14 horas ago

Flamengo toma decisão sobre contratação de novos reforços

O Flamengo encerrou a temporada de 2025 com mudanças relevantes em sua estrutura de futebol,…

14 horas ago

Pulgar manda recado para torcida do Flamengo durante as férias

De férias, Pulgar usou as redes sociais para escrever uma espécie de 'carta aberta' direcionada…

14 horas ago

A declaração de Everton Ribeiro direcionada a Filipe Luís, do Flamengo

Embora atualmente defenda o Bahia, Everton Ribeiro mantém ligação direta com a história recente do…

14 horas ago

Léo Pereira, Pulgar, Pedro, Saúl, Varela, Jorginho: veja como estão sendo as férias dos jogadores do Flamengo

O Flamengo encerrou oficialmente sua temporada gloriosa, e o elenco profissional entrou em período de…

15 horas ago

Flamengo avança na contratação de Taty Castellanos

O Flamengo está próximo de oficializar sua primeira grande contratação para a temporada de 2026.…

17 horas ago