taça paulistão 2024 (Foto: João Loureiro/Ag. Paulistão)
A Federação Paulista de Futebol reconheceu oficialmente, por meio de ofício, um erro da arbitragem no clássico entre Palmeiras e São Paulo, válido pela semifinal do Campeonato Paulista de 2025. A partida, realizada em 10 de março, terminou com vitória alviverde por 1 a 0, resultado que eliminou o Tricolor da competição.
O lance polêmico ocorreu aos 43 minutos do primeiro tempo, quando o zagueiro Arboleda, do São Paulo, se envolveu em disputa com Vitor Roque dentro da área. O árbitro Flávio Rodrigues de Souza assinalou pênalti, decisão ratificada por Rodrigo Guarizo do Amaral, responsável pelo VAR. Raphael Veiga converteu a cobrança, garantindo o único gol da partida.
No dia seguinte ao confronto, a FPF divulgou o áudio da comunicação entre árbitro e VAR. Na gravação, Guarizo justifica a decisão dizendo: “Ele (Arboleda) perde o timing da bola […] faz o calço com a perna esquerda, na perna esquerda do jogador adversário.” Apesar disso, dias depois, a entidade voltou atrás. Conforme ofício enviado ao São Paulo, o presidente Reinaldo Carneiro Bastos afirmou que o árbitro de campo deveria ter sido chamado para revisar o lance no monitor e classificou a marcação como equivocada.
Anteriormente, a diretoria do São Paulo já havia manifestado sua insatisfação, exigindo providências da entidade. O clube enviou um ofício no dia 11 de março e chegou a ameaçar não utilizar seus principais jogadores no Campeonato Paulista de 2026. Na ocasião, o presidente Julio Casares acusou a federação de tratar o clube com descaso. “A FPF tratou o São Paulo com desprezo”, afirmou.
A resposta da FPF também incluiu um pedido de desculpas público ao goleiro Rafael, citado em comentário anterior do próprio Bastos, que sugerira que uma melhor reposição de bola teria evitado a jogada do pênalti. O presidente reconheceu que sua declaração foi “mal colocada” e reforçou que não responsabiliza o atleta pelo ocorrido.
Além disso, a entidade prometeu reforçar os investimentos em arbitragem. Em 2024, segundo o documento, foram aplicados R$ 6,5 milhões na formação e qualificação dos árbitros, e a intenção é aumentar esse montante nos próximos anos. A FPF destacou ainda que continuará promovendo melhorias para que “as partidas sejam decididas pelos protagonistas do futebol: os atletas”.
Os destaques do dia passam por três frentes: nos bastidores do Flamengo, a possibilidade de…
Na quinta-feira (02 de outubro), no Maracanã, Flamengo e Cruzeiro empataram sem gols pela 26ª…
No Maracanã, Flamengo e Cruzeiro empataram por 0 a 0 na quinta-feira (02 de outubro),…
O Flamengo convocou reunião do Conselho Deliberativo para terça-feira (07 de outubro), às 18 horas…
O Flamengo empatou por 0 a 0 com o Cruzeiro no Maracanã, na quinta-feira (02…
Na quinta-feira (02 de outubro), Bruno Henrique e Gabigol repetiram a comemoração da “fusão” no…