Flamengo

Dirigente rival manda recado para a Conmebol e cita o poder financeiro do Flamengo

O presidente do Nacional defendeu que as punições aplicadas pela Conmebol em casos de racismo já são muito grandes. Alejandro Balbi apontou que o Brasil é um país muito mais rico que o Uruguai e isso credencia os times brasileiros a pagarem multas caso necessário, algo que não acontece no futebol uruguaio.

Em entrevista à ESPN, Alejandro Balbi citou a discrepância financeira entre os países para defender a manutenção dos valores em punições propostas pela Conmebol. Ele citou nominalmente Flamengo, Botafogo e Internacional, como times capazes de lidar com multas volumosas, ao contrário dos uruguaios.

“A penalidade da Conmebol é muito forte. Eu sei que o futebol brasileiro tem muito mais dinheiro que o uruguaio, e de repente o Inter, o Botafogo, o Flamengo podem pagar uma multa de centenas de milhares de dólares. Mas nós, uruguaios, somos pobres. A multa é muito dinheiro para nós”, disse à ESPN.

O endurecimento das punições em casos de racismo foi pauta do futebol sul-americano depois que a Conmebol aplicou uma multa de 50 mil dólares, pouco mais de 280 mil reais, ao Cerro Porteño pelos insultos racistas direcionados a Luighi, do Palmeiras.

No dia 6 de março, pela Copa Libertadores da América sub-20, o atacante alviverde levou uma cusparada e foi chamado de “macaco” por torcedores paraguaios. A presidente Leila Pereira cobrou medidas severas da Conmebol e chamou de “ridícula” a punição aplicada.

Os casos de racismo contra brasileiro têm se intensificado. Durante um programa da rádio ABC Color, do Paraguai, o âncora e comentarista Enrique Vargas Peña chamou os brasileiros de “macaco” e xingou Leila Pereira de “cachorra de m….”, ao comemorar a derrota do Brasil para a Argentina por 4 a 1 pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2026.

No país, racismo não é considerado crime e ninguém é preso ao praticá-lo. O máximo que um cidadão recebe como punição é uma multa que pode chegar a 7,8 mil reais.

Marco Menezes

Recent Posts

Emissora crava campeão da Libertadores 2025

Com as quartas de final da Libertadores já definidas, os comentaristas da ESPN projetaram o…

16 horas ago

Flamengo x Vitória: vidente faz previsão sobre o jogo do Brasileirão

A expectativa para o confronto entre Flamengo e Vitória ganhou um elemento extra com a…

16 horas ago

Ele foi campeão da Libertadores pelo Flamengo e agora vai jogar no Vasco

O Vasco acertou os últimos detalhes para contar com o meia-atacante Matheus França, jogador revelado…

17 horas ago

A declaração de Cuellar direcionada a Marcos Braz

A saída de Gustavo Cuéllar do Flamengo em 2019 continua a render desdobramentos mesmo seis…

18 horas ago

Muita grana! Confira de quanto será o primeiro repasse da Betano ao Flamengo

O Flamengo segue consolidando sua força dentro e fora de campo. Além disso, a chegada…

21 horas ago

Torcedores do Estudiantes reagem ao confronto com o Flamengo na Libertadores

O Flamengo segue deixando sua marca no cenário internacional, e o próximo desafio não será…

22 horas ago