Tostão (Foto: Reprodução)
A goleada da Argentina sobre o Brasil, pelas Eliminatórias, rendeu muitas análises e comentários. Entre eles, o ex-jogador Tostão fez questão de destacar um aspecto fundamental do time comandado por Lionel Scaloni: sua versatilidade tática.
Em sua coluna na Folha de S. Paulo, o ídolo do futebol brasileiro elogiou a forma como os argentinos conseguem adaptar seu jogo conforme a necessidade, algo que, segundo ele, falta à Seleção Brasileira.
Para Tostão, a capacidade de variação da Argentina não é novidade. Desde a conquista da Copa do Mundo de 2022, a equipe já mostrava essa flexibilidade, ajustando seu esquema tático a cada adversário e momento do jogo.
“Aliás, uma das qualidades da Argentina é variar o desenho tático desde o primeiro jogo da Copa de 2022, de acordo com o momento e o adversário. Já a seleção do Brasil, assim como a maioria dos times brasileiros, joga quase sempre no mesmo esquema, com dois volantes, um meia ofensivo centralizado, dois pontas e um centroavante”, afirmou Tostão.
Vale destacar que essa rigidez tática do Brasil vem sendo criticada há algum tempo. Isso porque, mesmo com mudanças de técnicos, a estrutura da equipe pouco se altera, tornando-se previsível para os adversários.
Além da goleada sobre o Brasil, a Argentina garantiu sua vaga na Copa do Mundo com antecedência. Com isso, os hermanos puderam jogar com tranquilidade, o que não impediu a grande atuação diante do maior rival.
Com 31 pontos somados, os argentinos lideram com folga as Eliminatórias e estão muito próximos de confirmar a primeira colocação geral. Para efeito de comparação, o Brasil, em momento de instabilidade, ocupa apenas a quarta posição, com 21 pontos. Sendo assim, a diferença entre as duas seleções ficou ainda mais evidente.
Tostão não poupou críticas ao momento da Seleção e sugeriu um nome inesperado para comandar a equipe: Filipe Luís. Segundo o ex-jogador, o atual técnico do Flamengo reúne conhecimento tático e um perfil inquieto, que pode ser fundamental para a renovação da equipe nacional.
Embora haja outros candidatos ao cargo, Filipe Luís já conquistou três títulos em um curto período no Flamengo, o que reforça sua capacidade como treinador. Dessa maneira, a opinião de Tostão pode abrir um novo debate sobre o futuro da Seleção Brasileira.
O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…
Campeão brasileiro de 2025, o Flamengo já projeta o início de sua temporada em 2026…
Com expectativa de grande público no Catar, a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e…
Com vínculo firmado até junho de 2029, o atacante Gonzalo Plata está no centro das…
A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento…
Após garantir vaga na decisão do Mundial de Clubes, o Flamengo se prepara para enfrentar…