Escudo do Internacional (Foto: Reprodução)
A Procuradoria de Justiça Desportiva solicitou ao presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), nesta terça-feira (1) a aplicação imediata de uma punição ao Internacional, com a perda de três mandos de campo no Campeonato Brasileiro Feminino. A sanção proposta ainda inclui a realização das partidas com portões fechados, em local a ser definido. Essa medida é uma resposta ao episódio de racismo ocorrido na partida contra o Sport, no Sesc Campestre, em Porto Alegre.
O episódio aconteceu nos minutos finais do jogo válido pela terceira rodada do campeonato, na noite da última segunda-feira (31). Imagens da TV Brasil registraram o momento em que a quarta árbitra, Andressa Hartmann, recolheu um pedaço de banana após reclamações das jogadoras suplentes do Sport. O clube pernambucano condenou veementemente o ocorrido e prontamente registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil. O caso está sob responsabilidade da Delegacia da Intolerância, em Porto Alegre.
O Internacional, por sua vez, condenou veementemente o caso e identificou o responsável pelo ato, garantindo o cumprimento de todas medidas cabíveis. A punição ao Colorado agora passa por análise do presidente do STJD, que decidirá sobre a aplicação da medida cautelar até o julgamento definitivo da denúncia. O clube gaúcho poderá apresentar sua defesa no decorrer do processo.
O Colorado emitiu um comunicado em repúdio na noite da última segunda-feira (31), pouco após o ocorrido. Em nota, o clube esclareceu que havia solicitado, em caráter de urgência, as imagens do local para encaminhá-las aos órgãos competentes, a fim de contribuir com a apuração do caso.
“O Sport Club Internacional informa que, diante da gravidade dos fatos ocorridos na tarde desta segunda-feira (31/03), durante o jogo contra o Sport, pelo Brasileirão Feminino, conduziu uma apuração rigorosa que levou à identificação da pessoa envolvida e está tomando todas as medidas cabíveis. O Clube do Povo solicitou, com urgência, as imagens ao local da partida para encaminhá-las aos órgãos competentes, a fim de contribuir com a apuração.
A Instituição reitera seu repúdio veemente a qualquer ato discriminatório e reafirma seu compromisso inegociável na luta contra todas as formas de preconceito, mantendo-se firme na promoção de um ambiente de respeito e igualdade dentro e fora de campo.
O Sport Club Internacional se solidariza com a equipe do Sport Recife, colocando-se ao seu lado na busca pela apuração dos fatos e no combate à discriminação. O futebol deve ser um exemplo de inclusão e respeito, dentro e fora das quatro linhas”.
A CBF já havia solicitado uma punição semelhante à solicitada na noite de segunda-feira (31), através de sua unidade especial dedicada à apuração de atos discriminatórios no futebol brasileiro. A Procuradoria do STJD reforçou a necessidade de uma providência disciplinar preventiva para garantir a integridade da competição e reafirmar o compromisso do esporte com a erradicação de práticas discriminatórias.
Durante a partida entre Internacional e Sport, válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino e realizada nesta segunda-feira (31) no Sesc Campestre, em Porto Alegre, um pedaço de banana foi arremessado em direção ao banco de reservas da equipe pernambucana. O incidente ocorreu nos minutos finais do jogo, logo após o gol de empate do Sport, que resultou no placar final de 2 a 2.
A quarta árbitra, Andressa Hartmann, recolheu o objeto e o entregou à árbitra principal, Cássia Franca de Souza, que registrou o ocorrido na súmula da partida.
O lateral-direito Wesley, revelado pelas categorias de base do Flamengo, está perto de encerrar seu…
O Flamengo acompanha com cautela o assédio do Wolverhampton ao jovem atacante Wallace Yan, revelado…
A maioria dos jogadores do Flamengo está liberada para os próximos compromissos da equipe, que…
Ao relembrar momentos marcantes de sua trajetória no futebol, Fábio Santos surpreendeu ao revelar que…
Giorgian de Arrascaeta, camisa 10 do Flamengo e nome consolidado na seleção uruguaia, ampliou sua…
A negociação entre Flamengo e Roma por Wesley caminha para um desfecho nas próximas horas.…