Grêmio

Quinteros toma atitude muito parecida com Renato Gaúcho no Grêmio

O técnico Gustavo Quinteros tem apostado em uma nova configuração no meio-campo do Grêmio, abrindo mão de meias de origem. Nas partidas mais recentes, a equipe atuou com Edenilson e dois volantes, em um sistema semelhante ao utilizado anteriormente por Renato Portaluppi. Essa estratégia rendeu empate contra o Internacional na decisão do Gauchão e vitória diante do Atlético-MG, na abertura do Brasileirão.

A diferença entre os dois treinadores está na execução. Renato utilizou essa formatação em cinco oportunidades ao longo de 2024, mas venceu apenas uma vez, contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil. Já Quinteros tem mostrado melhor desempenho, inclusive com Edenilson em campo durante os 90 minutos contra o Atlético-MG, quando o jogador marcou um dos gols do triunfo por 2 a 1.

Renato, por sua vez, alternava o posicionamento de Edenilson entre a ponta direita e a composição com três volantes. Em diversos jogos, o camisa 15 era substituído antes dos 20 minutos da segunda etapa. No modelo atual, Edenilson tem atuado mais centralizado, ao lado de Villasanti, em esquemas táticos que variam entre o 4-2-3-1 e o 4-1-4-1.

Quinteros destacou a importância de encontrar soluções ofensivas mesmo sem utilizar meias tradicionais. “Jogamos dois jogos com interiores, Villasanti e Edenilson, empatamos o Gre-Nal assim e ganhamos hoje diante de uma equipe muito forte”, afirmou o treinador, após a vitória contra o Atlético-MG no sábado (29 de março).

Ainda assim, o comandante sinalizou que não descarta utilizar Cristaldo ou Monsalve no futuro, desde que a formatação da equipe peça. Ele ressaltou que ambos são importantes no elenco e possuem qualidade para atuar como armadores, caso o esquema se modifique.

A equipe gremista volta a campo na quarta-feira (02 de abril), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Sportivo Luqueño, no Paraguai, pela estreia na Copa Sul-Americana. A presença de Edenilson entre os titulares ainda é incerta.

Paula Silva

Recent Posts

A declaração de Diego Ribas direcionada a Filipe Luís, do Flamengo

O vínculo entre Filipe Luís e o Flamengo, que começou como jogador e agora segue…

13 horas ago

Flamengo demonstrou interesse em Róger Guedes, ex-Corinthians

Róger Guedes, atualmente no Al Rayyan, do Catar, voltou a ser assunto no mercado brasileiro.…

13 horas ago

Bruno Henrique, do Flamengo, faz publicação direcionada a Neymar, do Santos

O reencontro entre dois nomes emblemáticos do futebol brasileiro recente ocorreu no último domingo (09…

14 horas ago

Flamengo emite comunicado oficial sobre o Fair Play Financeiro

Na noite de segunda-feira (10 de novembro), o Flamengo divulgou o comunicado “Fair Play Financeiro”.…

14 horas ago

Vitão no Flamengo? Jornalista atualiza situação do zagueiro do Inter

O Flamengo retomou o interesse na contratação de Vitão, zagueiro do Internacional. A possibilidade de…

14 horas ago

Flamengo toma atitude envolvendo gramados sintéticos

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) discute a criação de um Sistema de Sustentabilidade Financeira…

22 horas ago