Grêmio

Quinteros toma atitude muito parecida com Renato Gaúcho no Grêmio

O técnico Gustavo Quinteros tem apostado em uma nova configuração no meio-campo do Grêmio, abrindo mão de meias de origem. Nas partidas mais recentes, a equipe atuou com Edenilson e dois volantes, em um sistema semelhante ao utilizado anteriormente por Renato Portaluppi. Essa estratégia rendeu empate contra o Internacional na decisão do Gauchão e vitória diante do Atlético-MG, na abertura do Brasileirão.

A diferença entre os dois treinadores está na execução. Renato utilizou essa formatação em cinco oportunidades ao longo de 2024, mas venceu apenas uma vez, contra o Operário-PR, pela Copa do Brasil. Já Quinteros tem mostrado melhor desempenho, inclusive com Edenilson em campo durante os 90 minutos contra o Atlético-MG, quando o jogador marcou um dos gols do triunfo por 2 a 1.

Renato, por sua vez, alternava o posicionamento de Edenilson entre a ponta direita e a composição com três volantes. Em diversos jogos, o camisa 15 era substituído antes dos 20 minutos da segunda etapa. No modelo atual, Edenilson tem atuado mais centralizado, ao lado de Villasanti, em esquemas táticos que variam entre o 4-2-3-1 e o 4-1-4-1.

Quinteros destacou a importância de encontrar soluções ofensivas mesmo sem utilizar meias tradicionais. “Jogamos dois jogos com interiores, Villasanti e Edenilson, empatamos o Gre-Nal assim e ganhamos hoje diante de uma equipe muito forte”, afirmou o treinador, após a vitória contra o Atlético-MG no sábado (29 de março).

Ainda assim, o comandante sinalizou que não descarta utilizar Cristaldo ou Monsalve no futuro, desde que a formatação da equipe peça. Ele ressaltou que ambos são importantes no elenco e possuem qualidade para atuar como armadores, caso o esquema se modifique.

A equipe gremista volta a campo na quarta-feira (02 de abril), às 21h30 (horário de Brasília), contra o Sportivo Luqueño, no Paraguai, pela estreia na Copa Sul-Americana. A presença de Edenilson entre os titulares ainda é incerta.

Paula Mattos

Recent Posts

Ele foi um galáctico do Real Madrid, mas quase jogou no Barcelona

David Beckham, ícone do futebol mundial e um dos principais nomes da geração galáctica do…

5 minutos ago

Martelo batido! Corinthians toma decisão sobre SAF

O Corinthians vive um momento de intensa efervescência política e institucional. Em meio à grave…

10 minutos ago

Veja como Dudu deve ser aproveitado no Atlético-MG

Com a confirmação de Dudu como reforço do Atlético-MG para a janela de transferências do…

15 minutos ago

Vasco: atualização sobre a contratação de Fernando Diniz

O Vasco da Gama vive momentos decisivos no processo de definição de seu novo treinador.…

20 minutos ago

Rossi, do Flamengo, emite nota oficial após tentativa de assalto

O goleiro Agustín Rossi, do Flamengo, viveu momentos de extrema tensão na manhã desta quinta-feira…

23 minutos ago

Filipe Luís é sincero sobre momento do Flamengo: “em algum iria acontecer…”

O Flamengo voltou a deixar a desejar na Libertadores, e o empate por 1 a…

25 minutos ago