Palmeiras

Regra não é aplicada durante o jogo entre Palmeiras x Botafogo

O empate sem gols entre Palmeiras e Botafogo, no último domingo (30 de março), no Allianz Parque, marcou a estreia de ambas as equipes no Campeonato Brasileiro. Contudo, um lance nos acréscimos do segundo tempo chamou a atenção, não pelo placar, mas pela não aplicação de uma regra que passou a ser observada na competição nacional.

Aos 48 minutos da etapa final, o goleiro John, do Botafogo, encaixou a bola após tentativa de lançamento de Giay para Estêvão. Após a defesa, o arqueiro caiu no gramado e permaneceu com a posse por aproximadamente 20 segundos. Durante esse intervalo, o árbitro Ramon Abatti Abel levou tempo para iniciar a contagem prevista pela nova regulamentação da Fifa, e o lance seguiu sem qualquer tipo de punição.

John, goleiro do Botafogo (Foto: Reprodução/Instagram)

De acordo com a nova diretriz da Fifa, caso o goleiro mantenha a bola nas mãos por mais de oito segundos, a arbitragem deve assinalar escanteio a favor do time adversário. Essa regra, que entrará em vigor oficialmente durante o Mundial de Clubes, entre junho e julho, já começou a ser utilizada de forma antecipada pela CBF nas partidas do Brasileirão.

Anteriormente, a orientação previa tiro livre indireto para a equipe adversária quando o tempo de posse ultrapassava seis segundos. No entanto, como raramente esse tipo de infração era punido — até por representar perigo direto à meta do goleiro infrator —, a Fifa decidiu alterar a forma de penalização. A ideia é que a nova medida seja mais eficaz e aplicável dentro do contexto do jogo.

Apesar disso, o que se viu na partida entre Palmeiras e Botafogo foi justamente o contrário da intenção da nova norma. A arbitragem não interveio, ainda que o tempo ultrapassado tenha sido claramente visível. O lance evidencia a dificuldade de adaptação às mudanças, tanto por parte dos árbitros quanto dos atletas, nesse início de competição.

Até o momento, nenhum dos sete jogos da primeira rodada contou com a aplicação da nova regra. Isso evidencia um cenário de transição, no qual a teoria ainda não se converteu em prática. A expectativa, aliás, é que, com o avanço do campeonato, esse tipo de conduta passe a ser corrigida com mais frequência, garantindo o cumprimento das atualizações propostas para o futebol.

Matheus Felipe

Recent Posts

Filipe Luís explica mudanças na escalação do Flamengo para o jogo contra o Chelsea

O Flamengo é mais um brasileiro a derrotar um time europeu na Copa do Mundo…

20 minutos ago

A declaração de Filipe Luís sobre Wallace Yan, autor de gol contra o Chelsea

O Flamengo encaminhou a classificação às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes…

50 minutos ago

A declaração de Filipe Luís sobre Bruno Henrique após vitória sobre o Chelsea

Bruno Henrique foi o craque do jogo na vitória do Flamengo em cima do Chelsea,…

1 hora ago

Craque Neto aproveita vitória de time de Messi para alfinetar Neymar

Em uma postagem nas redes sociais, o ex-jogador e apresentador da Band, Craque Neto, rasgou…

2 horas ago

Filipe Luís analisa chance de time brasileiro vencer a Copa do Mundo de Clubes

Com a vitória histórica de virada em cima do Chelsea, o Flamengo garantiu não só…

2 horas ago

Fluminense X Ulsan palpites e odds de apostas para o Mundial de Clubes – 21/06

Após empate na primeira rodada, o Tricolor tem a chance de conseguir sua primeira vitória…

6 horas ago