Botafogo

Artur, David Ricardo, Jair Cunha, Jeffinho, Léo Link, Nathan Fernandes, Rafael Lobato, Rwan Cruz, Santiago Rodríguez e Yarlen: Botafogo passa por ampla reformulação

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira (02 de abril), às 21h30 (horário de Brasília), para enfrentar a Universidad de Chile pela fase de grupos da Conmebol Libertadores. Atual campeão da competição, o clube carioca chega para a estreia com mudanças significativas tanto no elenco quanto na comissão técnica, em comparação ao time que iniciou a campanha de 2024.

Uma das alterações mais marcantes está na área técnica. Artur Jorge, responsável por conduzir o Alvinegro ao título inédito no ano passado, deixou o clube para assumir o comando do Al-Rayyan. Com isso, a diretoria optou por contratar o português Renato Paiva, que teve o mês de março para ajustar a equipe. Embora a estreia no Brasileirão tenha terminado em empate sem gols contra o Palmeiras, a atuação foi considerada positiva.

A reformulação no elenco também foi profunda. Ao todo, 16 jogadores deixaram o clube entre o fim de 2024 e o início desta temporada. Entre as saídas mais sentidas estão Luiz Henrique, Thiago Almada e Júnior Santos — este último, artilheiro da edição anterior da Libertadores. Para compensar, chegaram 11 reforços, incluindo o meia uruguaio Santiago Rodríguez e o atacante Artur, contratados para substituir justamente Almada e Luiz Henrique.

Apesar da rotatividade, o clube manteve parte da base que conquistou o título continental. Barboza, Gregore e Marlon Freitas permanecem entre os titulares. Ainda assim, ausências são sentidas neste início de competição. Savarino, lesionado na estreia do Brasileirão, está fora da partida. Nathan Fernandes, Bastos e Danilo Barbosa também desfalcam o time comandado por Paiva.

A estratégia da SAF do Botafogo foi manter o planejamento de apostar em atletas jovens, com potencial de valorização e retorno técnico. “Renovamos o elenco, ele está mais jovem e investimos bastante mais uma vez. Só perdemos dois titulares do ano passado”, declarou o CEO do clube, Thairo Arruda, em entrevista ao Sportv.

A estreia de 2025 carrega peso não só pelo título conquistado anteriormente, mas também pela mudança de patamar no cenário continental. Se no ano passado o Botafogo iniciou a Libertadores ainda na fase preliminar, desta vez entra como cabeça de chave, com a missão de defender sua conquista e mostrar que, mesmo com tantas mudanças, segue forte na competição.

Paula Silva

Recent Posts

Filipe Luís responde de forma oficial proposta para trabalhar na Europa

Filipe Luís recusou uma proposta do Fenerbahçe e decidiu seguir no comando do Flamengo. O…

9 horas ago

Palmeiras aplica goleada e chega mais perto do Flamengo

O Palmeiras goleou o Internacional por 4 a 1 no Allianz Parque, neste sábado (13…

9 horas ago

Desfalque do Flamengo deixa torcida em alerta

O Flamengo visita o Juventude no domingo (14 de setembro), às 16 horas (horário de…

10 horas ago

De la Cruz pede a saída de De la Cruz do Flamengo

A coincidência de nomes entre o meio-campista Nicolás De La Cruz, do Flamengo, e um…

11 horas ago

Juventude x Flamengo: inteligência artificial crava resultado do jogo

O Juventude vai enfrentar o Flamengo, na tarde deste domingo, em partida válida pela 23ª…

13 horas ago

Flamengo: Bruno Henrique está liberado para jogar

O caso de Bruno Henrique, atacante do Flamengo, avançou após uma punição inicial nas esferas…

14 horas ago