São Paulo

Libertadores: rival do São Paulo pode ser punido pela Conmebol

A Conmebol tomou uma atitude firme após mais um caso de racismo no futebol sul-americano. A entidade abriu um procedimento disciplinar contra o Talleres, da Argentina, depois que um torcedor do clube foi flagrado fazendo gestos racistas contra são-paulinos no Estádio Mário Kempes. O episódio ocorreu logo após a vitória do São Paulo por 1 a 0, na estreia da Libertadores.

Caso viralizou nas redes sociais

A cena lamentável foi registrada por torcedores brasileiros e rapidamente viralizou na internet. No vídeo, um torcedor do Talleres aparece imitando um macaco, atitude racista que tem sido combatida de forma intensa no futebol.

Por isso, a Conmebol decidiu abrir uma investigação para analisar o caso e, caso a infração seja confirmada, o clube argentino poderá sofrer punições severas. Isso porque o regulamento da Libertadores prevê multas e até jogos com portões fechados em situações de racismo.

Além disso, o episódio ganha ainda mais repercussão porque aconteceu poucos dias após reuniões da Conmebol para discutir ações contra o racismo nos estádios. O encontro foi motivado pelo caso de Luighi, jogador do Palmeiras, que também foi vítima de racismo na Libertadores Sub-20.

Conmebol endurece medidas contra o racismo

Dessa maneira, a entidade sul-americana tem buscado soluções para punir e inibir atitudes racistas nos estádios do continente. Vale destacar que a Conmebol já anunciou que irá criar uma lista de torcedores envolvidos em atos de racismo e violência, proibindo essas pessoas de entrarem em jogos organizados pela entidade.

Além disso, o ex-atacante Ronaldo foi escolhido como coordenador de um grupo de trabalho permanente que irá debater estratégias para combater a discriminação e a violência no futebol.

Sendo assim, a expectativa é que a Conmebol tome uma decisão em breve sobre o caso do Talleres, podendo impor uma sanção exemplar ao clube argentino. Com isso, a entidade espera dar um passo importante na luta contra o racismo nos estádios sul-americanos.

Leandro Cardoso

Recent Posts

A declaração de Filipe Luís direcionada a Pedro, do Flamengo

Pedro voltou a ser titular do Flamengo na estreia da Copa do Mundo de Clubes,…

2 horas ago

A declaração de Filipe Luís direcionada a Jorginho e Pulgar, do Flamengo

A noite de segunda-feira foi de estreias. O Flamengo entrou em campo pela primeira vez…

2 horas ago

Jornais da Europa exaltam Flamengo após vitória no Mundial e cravam: “Cuidado, Chelsea”

O Flamengo estreou com vitória na Copa do Mundo de Clubes. Diante do Espérance, da…

4 horas ago

Vídeo: Luiz Henrique, ex-Botafogo, aponta erro do Flamengo de Filipe Luís

Luiz Henrique, ex-jogador revelado pelas categorias de base do Botafogo, analisou recentemente um hipotético duelo…

4 horas ago

Fluminense X Borussia Dortmund palpites e odds de apostas para o Mundial de Clubes – 17/06

O MetLife Stadium recebe a última estreia de um brasileiro na Copa do Mundo de…

4 horas ago

A declaração de Jorginho após a vitória do Flamengo contra o Espérance no Mundial

O Flamengo estreou com o pé direito no Mundial de Clubes. Na noite de segunda-feira…

5 horas ago