Fortaleza

Fortaleza: atualização sobre a SAF

O Fortaleza segue avançando no processo de consolidação do modelo de Sociedade Anônima do Futebol (SAF), adotado em setembro de 2023. Nesta sexta-feira (4), os membros do Conselho de Administração da SAF do clube, Bruno Acioli e Bruno Cals, participaram de uma coletiva para esclarecer o andamento do projeto e responder a críticas da torcida sobre transparência e resultados práticos.

Durante o encontro, foi revelado que a XP Investimentos, contratada pelo clube para conduzir o processo de atração de investidores, já realizou conversas com mais de 70 empresas interessadas em adquirir participação minoritária na SAF. De acordo com Bruno Acioli, o número de interessados já foi reduzido, e alguns grupos apresentaram intenções formais de investimento.

“É um desafio fazer uma venda minoritária de um clube, o que ainda não aconteceu no Brasil. Tem dois desses investidores que são especializados em compras minoritárias na Europa. Não posso revelar quem são, mas estamos prestes a receber um termo de intenção”, afirmou Acioli. Ele explicou ainda que, embora não haja proposta financeira formal até o momento, o processo está em andamento, mas exige tempo e cautela devido aos altos valores envolvidos.

Bruno Cals destacou os avanços administrativos desde a adoção da SAF, principalmente no campo da governança e controle orçamentário. “Passamos a compartilhar mais as tomadas de decisão, e isso auxilia muito na gestão. Hoje conseguimos acompanhar diariamente as receitas e despesas do clube. Pouquíssimos clubes no Brasil têm esse grau de profissionalização”, relatou.

Apesar dos avanços estruturais, parte da torcida tem demonstrado insatisfação com a condução do processo e os resultados recentes dentro de campo. Nos últimos dias, faixas de protesto foram estendidas no estádio com frases como “SAF pra quem? Pro Fortaleza ou pro CEO?” e “Transparência já! Fortaleza não é CEO brinquedo!”, direcionadas ao CEO Marcelo Paz.

A pressão aumentou após a saída de Alex Santiago, diretor de futebol, e Bruno Costa, executivo de futebol, na quinta-feira (3). As mudanças foram interpretadas por torcedores como reflexo de um momento turbulento nos bastidores, agravado pela fase ruim da equipe, que venceu apenas três dos últimos 12 jogos.

Neste fim de semana, o Fortaleza enfrenta o Mirassol pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Muita grana! Veja o valor da nova multa de Savarino no Botafogo

O Botafogo e o atacante Jefferson Savarino estão prestes a formalizar a renovação de seu…

29 segundos ago

Flamengo aceitar vender Wesley; veja valores

Wesley, lateral-direito do Flamengo, tem atraído o olhar de clubes europeus desde a última janela…

5 minutos ago

Ex-atacante do Flamengo é comparado a craque da Europa

O futebol europeu segue revelando nomes de impacto, e Viktor Gyökeres é o mais recente…

10 minutos ago

A declaração de Flávio Prado direcionada ao Santos: “Acho pode…”

A instabilidade vivida pelo Santos no início do Campeonato Brasileiro tem gerado discussões intensas no…

15 minutos ago

A declaração de Felipão direcionada a Mano Menezes, do Grêmio

Luiz Felipe Scolari foi oficialmente apresentado como coordenador técnico do Grêmio na terça-feira (29 de…

20 minutos ago

Chegada de Dudu, publicação da FIFA e dupla ganha destaque: as últimas notícias do Flamengo

Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do…

25 minutos ago