Flamengo

José Boto cobra mudança no futebol brasileiro

O Flamengo estreou com vitória na Copa Libertadores ao vencer o Deportivo Táchira por 1 a 0, fora de casa, na última quinta-feira (3). O gol da partida foi marcado por Juninho, no segundo tempo, garantindo os primeiros três pontos do clube na fase de grupos da competição continental. Apesar do bom início em campo, o tema que ganhou força nos bastidores rubro-negros foi o Fair Play Financeiro.

Em entrevista à FlaTV, o diretor de futebol do Flamengo, José Boto, abordou o assunto e fez um alerta sobre os riscos da falta de controle nos gastos dos clubes brasileiros. O dirigente defendeu a adoção de um modelo semelhante ao europeu e afirmou que a sustentabilidade do futebol nacional depende de uma regulamentação mais rígida.

“Tem chamado a atenção. Por outro lado, numa visão macro do futebol brasileiro, eu acho que é algo que os clubes têm que cuidar. Isso acontecia na Europa há 20 anos, não pagavam salário, mas a UEFA foi rígida e criou o Fair Play Financeiro. Não só por isso, mas também pelas questões dos donos, têm que ter atenção com as SAFs”, declarou.

O diretor usou como exemplo o Manchester City, que mesmo sendo administrado por um grupo bilionário, está sujeito a limitações impostas pela UEFA. Ele relembrou também a sua experiência no Shakhtar Donetsk, onde atuou em um clube com alto poder de investimento, mas com fiscalização constante.

“Eu acho que isso é algo que tem que fazer no Brasil, os clubes não podem gastar mais do que aquilo que realmente têm. E tem que pagar. Quando eu compro algo eu tenho que pagar”, completou Boto.

Além disso, o dirigente questionou a lentidão nos processos que envolvem inadimplência no futebol brasileiro e defendeu punições mais severas, como acontece na Europa.

“Se não pagar tem que sofrer consequência, como na Europa. Na Europa hoje em dia se o clube não lhe paga você faz uma queixa na UEFA, e eles sofrem um transfer ban. Enquanto não resolverem, não podem comprar jogadores. Faz todo sentido, é a coisa mais normal… Aqui não podemos nos queixar à Fifa diretamente, tem um órgão intermediário da federação a quem temos que apresentar a queixa, mas demora muito tempo”, finalizou.

Geovanna Thomaz

Recent Posts

Presença de João Gomes na arquibancada tem bastidores revelados por membro da torcida

João Gomes, revelado pelas categorias de base do Flamengo e atualmente no Wolverhampton, aproveitou seu…

1 minuto ago

Em nova fase, Diego Ribas, ex-Flamengo, encara prova de resistência extrema

Aposentado dos gramados desde 2022, Diego Ribas decidiu adotar um novo desafio esportivo. Aos 40…

3 minutos ago

Ex-jogador do Flamengo está na mira do Corinthians, diz rádio

O Corinthians avalia a contratação de Vitinho, meia-atacante de 31 anos, que está livre no…

5 minutos ago

Roger Guedes no Grêmio? Marcelo Marques faz revelação importante

O Grêmio decidiu apertar o passo nas negociações com Róger Guedes, principal alvo do clube…

37 minutos ago

Jogador europeu entra na mira do Corinthians

O Corinthians está de olho em uma nova peça para o elenco comandado por António…

1 hora ago

Fluminense encaminha contratação de dois reforços; veja detalhes

O Fluminense se movimenta com intensidade nos bastidores para reforçar o elenco na atual janela…

1 hora ago