Escudo da CBF (Foto: Reprodução)
A arbitragem voltou a ser o centro das atenções no Campeonato Brasileiro. Após a vitória do Palmeiras sobre o Sport por 2 a 1, a Comissão de Arbitragem da CBF veio a público para reconhecer um erro grave na marcação do pênalti que originou o segundo gol da equipe paulista.
A análise foi feita pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que avaliou o lance e concluiu que a decisão foi equivocada. Com isso, a entidade afastou os responsáveis pela arbitragem da partida e o Sport já se movimenta para levar o caso ao STJD.
De forma unânime, os especialistas do CCEI avaliaram que a penalidade foi marcada de maneira equivocada. A análise foi realizada por Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Ricci, que revisaram o lance envolvendo Matheus Alexandre e Raphael Veiga.
“O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada”, afirmou o parecer oficial. Além disso, o documento destacou que o contato posterior foi “leve e inevitável”, sem justificativa para a penalidade.
O posicionamento do comitê técnico da CBF confronta diretamente a análise feita pelos árbitros de campo e de vídeo durante o jogo. Na gravação divulgada do VAR, o árbitro Bruno Arleu insistiu na marcação do pênalti:
“Na hora que ele faz o tique-taque, ele toma o toque.”
Rodrigo Sá, árbitro de vídeo, validou a decisão ao afirmar que “ele vai tocar na bola, mas não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda para o jogador de branco. E aí vai ter um calço.”
Por isso, o contraste entre as avaliações gerou ainda mais controvérsia.
Dessa maneira, a CBF decidiu afastar, por tempo indeterminado, Bruno Arleu e Rodrigo Nunes de Sá, responsável pelo VAR. A decisão foi tomada com base no parecer técnico, evidenciando que a arbitragem cometeu um erro que influenciou diretamente no resultado da partida.
Além disso, a diretoria do Sport já anunciou que entrará com uma representação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube busca que o tribunal avalie a conduta dos árbitros e investigue se houve alguma infração passível de punição.
Vale destacar que essa não é a primeira vez que a arbitragem brasileira sofre duras críticas. Isso porque erros recorrentes têm colocado em xeque a credibilidade do VAR no futebol nacional. Portanto, resta saber quais serão os próximos desdobramentos dessa situação.
Durante a vitória do Fluminense sobre a Aparecidense, na terça-feira (29), Germán Cano precisou deixar…
O Fortaleza atravessa uma fase complicada em 2025. Nesta terça-feira (29), a equipe empatou em…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Flamengo se concentram nos bastidores do…
O Palmeiras saiu na frente na disputa contra o Ceará pela terceira fase da Copa…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Corinthians se concentram nos bastidores do…
Nas últimas horas, o foco das notícias sobre o Botafogo se concentram nos bastidores do…