Palmeiras

CBF se manifesta de forma oficial sobre pênalti a favor do Palmeiras no Brasileirão

A arbitragem voltou a ser o centro das atenções no Campeonato Brasileiro. Após a vitória do Palmeiras sobre o Sport por 2 a 1, a Comissão de Arbitragem da CBF veio a público para reconhecer um erro grave na marcação do pênalti que originou o segundo gol da equipe paulista. 

A análise foi feita pelo Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI), que avaliou o lance e concluiu que a decisão foi equivocada. Com isso, a entidade afastou os responsáveis pela arbitragem da partida e o Sport já se movimenta para levar o caso ao STJD.

Comissão de Arbitragem reconhece erro claro

Allianz Parque, estádio do Palmeiras (Foto: Reprodução/Palmeiras)

De forma unânime, os especialistas do CCEI avaliaram que a penalidade foi marcada de maneira equivocada. A análise foi realizada por Nicola Rizzoli, Néstor Pitana e Sandro Ricci, que revisaram o lance envolvendo Matheus Alexandre e Raphael Veiga.

“O defensor toca claramente a bola e não faz um movimento adicional que possa justificar a infração marcada”, afirmou o parecer oficial. Além disso, o documento destacou que o contato posterior foi “leve e inevitável”, sem justificativa para a penalidade.

VAR discordou da avaliação do comitê

O posicionamento do comitê técnico da CBF confronta diretamente a análise feita pelos árbitros de campo e de vídeo durante o jogo. Na gravação divulgada do VAR, o árbitro Bruno Arleu insistiu na marcação do pênalti:

“Na hora que ele faz o tique-taque, ele toma o toque.”

Rodrigo Sá, árbitro de vídeo, validou a decisão ao afirmar que “ele vai tocar na bola, mas não muda a trajetória da bola, que vai sobrar ainda para o jogador de branco. E aí vai ter um calço.”

Por isso, o contraste entre as avaliações gerou ainda mais controvérsia.

Árbitros afastados e Sport quer punição

Dessa maneira, a CBF decidiu afastar, por tempo indeterminado, Bruno Arleu e Rodrigo Nunes de Sá, responsável pelo VAR. A decisão foi tomada com base no parecer técnico, evidenciando que a arbitragem cometeu um erro que influenciou diretamente no resultado da partida.

Além disso, a diretoria do Sport já anunciou que entrará com uma representação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O clube busca que o tribunal avalie a conduta dos árbitros e investigue se houve alguma infração passível de punição.

Vale destacar que essa não é a primeira vez que a arbitragem brasileira sofre duras críticas. Isso porque erros recorrentes têm colocado em xeque a credibilidade do VAR no futebol nacional. Portanto, resta saber quais serão os próximos desdobramentos dessa situação.

Rafaela Ladeira

Recent Posts

Mais dois gigantes europeus entram na briga por atacante do Flamengo

O mercado europeu reacendeu o interesse por Wallace Yan, atacante do Flamengo. Porto e Benfica…

19 segundos ago

A declaração de Saúl direcionada a Filipe Luís, do Flamengo

O empate sem gols contra o Cruzeiro, na quinta-feira (02 de outubro), marcou a terceira…

1 hora ago

Filipe Luís explica ausência de Pedro no time titular do Flamengo

O Flamengo empatou por 0 a 0 com o Cruzeiro no Maracanã, na última quinta-feira…

2 horas ago

Flamengo x Cruzeiro: árbitro relata xingamento na súmula

Flamengo e Cruzeiro empataram sem gols no Maracanã, no Rio de Janeiro, na quinta-feira (02…

2 horas ago

A declaração de Filipe Luís direcionada a arbitragem de Flamengo x Cruzeiro

Flamengo e Cruzeiro empataram por 0 a 0 na quinta-feira (02 de outubro), no Maracanã,…

3 horas ago

Leila Pereira, do Palmeiras, manda forte recado ao Flamengo

A disputa política e financeira na Libra ganhou novo capítulo. Em entrevista à ge tv,…

3 horas ago