O Fluminense inicia uma nova fase sob o comando de Renato Gaúcho, mas antes mesmo de implementar seu estilo de jogo, o treinador precisará lidar com um desfalque importante. A lesão de Guga abre espaço para um velho conhecido da torcida: Samuel Xavier. O lateral-direito, que perdeu espaço ao longo da última temporada, agora terá a oportunidade de reconquistar seu lugar na equipe titular.
A preocupação com Guga surgiu após a vitória por 2 a 1 contra o Red Bull Bragantino, no último domingo (6), no Maracanã. Após exames de imagem, o Fluminense confirmou que o jogador sofreu uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Isso porque, em casos desse tipo, o tempo de recuperação varia de três a seis semanas, obrigando o treinador a buscar alternativas imediatas.
Com isso, Samuel Xavier, que vinha sendo utilizado com menor frequência, volta a ser a principal opção para a lateral direita. Sendo assim, a expectativa é que ele tenha uma sequência de jogos enquanto o titular se recupera.
Vale destacar que Samuel Xavier, de 34 anos, não vive seu melhor momento com a camisa do Fluminense. Após temporadas consistentes em 2022 e 2023, quando acumulou gols e assistências, o lateral viu seu desempenho cair em 2024.
O experiente jogador encerrou a última temporada com 41 partidas disputadas e apenas três assistências, seus piores números nos últimos três anos. Além disso, em 2025, ele soma 12 atuações, sendo sete como titular, e marcou apenas um gol, na vitória contra o Boavista, em fevereiro, pela Taça Guanabara.
Dessa maneira, a sequência como titular pode ser determinante para o futuro de Samuel Xavier no elenco tricolor. Cabe ressaltar que a concorrência na lateral direita aumentou com a presença de Guga, tornando essencial que ele aproveite essa nova oportunidade.
Por isso, o desempenho do jogador nos próximos jogos será fundamental para definir sua permanência na equipe titular. O desafio agora é mostrar que ainda pode ser peça importante para Renato Gaúcho e para o Fluminense na temporada.
Em um dia movimentado no futebol brasileiro, a disputa jurídica entre Flamengo e Libra esquentou…
Em um dia marcado por campo e bastidores, o Flamengo lidera o Brasileirão e se…
Em um dia marcado por decisões dentro e fora de campo, Zico fez um balanço…
Diego Ribas esteve em Natal e Ceará-Mirim para a abertura do InspirAção. A iniciativa é…
O Flamengo e Giorgian de Arrascaeta retomaram as conversas para renovar o contrato, que é…
O atacante Jonathan Calleri, do São Paulo, assumiu um relacionamento nas redes sociais na quarta-feira…