André Rizek durante um programa do SporTV (Foto: Reprodução/SporTV)
Na avaliação do jornalista André Rizek, as duas primeiras rodadas do Campeonato Brasileiro já foram suficientes para delimitar um grupo de quatro equipes com reais condições de disputar o título desta edição. Em participação nesta terça-feira (08), o comentarista destacou Flamengo, Palmeiras, Internacional e Botafogo como os principais postulantes, baseando-se tanto nos resultados quanto no desempenho apresentado por cada equipe.
Conforme ressaltou Rizek, Flamengo e Internacional somam quatro pontos até aqui, o que, segundo ele, se explica pelo confronto direto entre ambos na rodada de abertura. “Provavelmente teriam seis pontos, né?”, afirmou, ao destacar que nenhuma equipe venceu os dois jogos até o momento. Segundo o jornalista, os dois clubes atuam em alta rotação e se destacam, sobretudo, pelo volume de jogo.
Sobre o Rubro-Negro, Rizek apontou que o principal obstáculo da equipe neste início está na conversão das chances criadas em gols. “O Flamengo é um time que cria muita chance pra pouco gol até o momento”, disse, mencionando que nos três compromissos recentes — dois pelo Brasileirão e um pela Libertadores — foram 45 finalizações e apenas quatro gols marcados.
A volta de Pedro foi citada como um possível fator de solução: “Realmente, o Pedro tem grande potencial pra mudar esse patamar.” Ainda assim, o comentarista ponderou que o elenco rubro-negro poderia ser reforçado com a chegada de mais um centroavante de ofício, “nove, finalizador”.
No que diz respeito ao Internacional, Rizek valorizou a consistência da equipe e a qualidade individual de suas peças, ainda que o elenco, segundo ele, não seja tão numeroso. “Bernabé, Fernando, Alan Patrick — hoje o melhor camisa 10 do futebol brasileiro — e dois centroavantes, Valencia e Borré”, enumerou. O jornalista também comentou o jogo contra o Cruzeiro, quando o time colorado teve superioridade numérica e aproveitou para dominar o adversário: “Quando se viu 11 contra 10, amassou completamente o time mineiro.”
Aliás, para Rizek, o desempenho do Inter está “pau a pau” com o do Flamengo até aqui.
Entretanto, o jornalista fez questão de salientar que, entre os quatro citados, o Palmeiras foi o que menos jogou nas duas rodadas iniciais. Isso, no entanto, não significa fragilidade — muito pelo contrário. “É isso que assusta os rivais”, pontuou.
Mesmo sem alcançar atuações convincentes neste começo de Brasileirão, o time de Abel Ferreira mantém o padrão competitivo que o acompanha há anos. “Chegou à final do Paulistão, tem lá seus quatro pontos no Campeonato Brasileiro, como outras sete equipes”, lembrou Rizek, acrescentando que a equipe ainda contará com reforços importantes, como Paulinho e Vitor Reis, este último chamado de “muito bom jogador”.
Segundo ele, o Palmeiras se mantém próximo ao topo da tabela mesmo abaixo de sua capacidade máxima: “Mesmo jogando muito mal até aqui, abaixo do que pode, os caras estão sempre ali nas cabeças.”
O Botafogo também foi citado entre os quatro postulantes, porém, inegavelmente, de maneira surpreendente. Rizek reconheceu que o desempenho do time era muito abaixo anteriormente, mas destacou que, com a chegada de Renato Paiva, a equipe melhorou rapidamente.
“O nível de atuação contra o Palmeiras em São Paulo, e contra o Juventude, pro meu gosto foi muito bom”, analisou, reforçando que o elenco deve ser reforçado ao longo da temporada. Assim sendo, o Botafogo surge como um concorrente inesperado, mas com méritos claros neste início.
@geglobo André Rizek analisa início de Brasileirão dos quatro favoritos ao título. E aí, concorda com ele? #ge #brasileirão #futebol ♬ som original – geglobo
O comentarista também projetou a próxima rodada, salientando que três dos quatro clubes considerados favoritos jogarão como visitantes. O Botafogo enfrentará o Bragantino, o Flamengo visitará o Grêmio, e o Internacional terá pela frente o Fortaleza, que igualmente soma quatro pontos. Já o Palmeiras será mandante no clássico contra o Corinthians.
Segundo Rizek, a cobrança sobre o time alviverde deve aumentar: “Tenho certeza que vai ter uma cobrança de já nesse sábado a equipe do Abel subir de patamar”, concluiu.
O Palmeiras iniciou a contagem regressiva para a sua participação na Copa do Mundo de…
Na estreia de Dorival Júnior como técnico do Corinthians, quem chamou atenção foi Talles Magno.…
A derrota do Ceará para o Palmeiras, por 1 a 0, na noite de quarta-feira…
Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite de…
Cléber Xavier deu início a sua trajetória como treinador do Santos, deixando claro que não…
Após se recuperar de um trauma no joelho direito, Lucas Moura deve voltar a figurar…