Ramón Díaz pelo Corinthians em 2024 (Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians)
O Corinthians terá uma mudança pontual na área técnica para o clássico diante do Palmeiras, válido pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro. Suspenso após a partida contra o Vasco, Ramón Díaz não poderá comandar a equipe e será substituído por seu filho e auxiliar, Emiliano Díaz, que assumirá o time pela segunda vez na competição nacional.
A situação não é inédita. Emiliano já esteve à frente do elenco alvinegro em setembro de 2024, também em razão de uma suspensão do pai. Naquela ocasião, Ramón havia sido expulso após agredir um gandula com uma cotovelada durante o confronto contra o Botafogo. O episódio culminou em punição automática, e Emiliano assumiu o comando técnico na rodada seguinte, diante do Atlético-GO.
Na ocasião, mesmo sob pressão e próximo à zona de rebaixamento, o Corinthians teve boa atuação e venceu por 3 a 0. Os gols foram marcados por Romero, duas vezes, e Rodrigo Garro. A partida também ficou marcada pela estreia de Memphis Depay, que entrou em campo aos 22 minutos do segundo tempo.
Atualmente, o motivo da nova suspensão de Ramón Díaz é diferente. O treinador foi expulso por protestar de forma acintosa contra a arbitragem, após a anulação de dois gols do Corinthians na vitória sobre o Vasco. A arbitragem ficou novamente sob responsabilidade de Anderson Daronco, o mesmo juiz da polêmica no duelo contra o Botafogo, o que reacendeu críticas da comissão técnica.
Apesar dos episódios extracampo, Ramón Díaz tem um desempenho positivo à frente do Corinthians. Ao todo, são 57 partidas, com 30 vitórias, 16 empates e apenas 11 derrotas. O retrospecto em clássicos também chama atenção: quatro vitórias, dois empates e duas derrotas. Em especial, o treinador mantém invencibilidade contra o Palmeiras, com dois triunfos e dois empates, incluindo uma final vencida do Paulistão.
O Corinthians soma quatro pontos após duas rodadas e busca a liderança do Campeonato Brasileiro. O Dérbi está marcado para sábado (12 de abril), às 18h30 (horário de Brasília), na Arena Barueri. A expectativa é de um jogo intenso, e a responsabilidade de conduzir o time em campo, ainda que momentaneamente, será novamente de Emiliano Díaz.
O atacante Juninho está próximo de deixar o Flamengo após uma passagem sem grande protagonismo.…
Campeão brasileiro de 2025, o Flamengo já projeta o início de sua temporada em 2026…
Com expectativa de grande público no Catar, a final da Copa Intercontinental entre Flamengo e…
Com vínculo firmado até junho de 2029, o atacante Gonzalo Plata está no centro das…
A chegada do Corinthians à decisão da Copa do Brasil reacendeu debates sobre o tratamento…
Após garantir vaga na decisão do Mundial de Clubes, o Flamengo se prepara para enfrentar…