Botafogo

Renato Paiva vai promover rodízio de jogadores no Botafogo

Com o objetivo de preservar a integridade física de seus jogadores e reduzir o risco de lesões, o Botafogo tem adotado um criterioso controle de carga durante o mês de abril. A medida, implementada desde o início da temporada, visa equilibrar o desempenho em campo com a longevidade dos atletas ao longo do calendário competitivo.

Após uma intertemporada realizada em março, o elenco voltou aos treinos mantendo a intensidade elevada. Segundo a comissão técnica, a proposta é elevar o nível físico do grupo a fim de que os jogadores estejam preparados para confrontos mais exigentes. Assim sendo, o departamento de futebol passou a monitorar com maior rigor os índices de desgaste nos treinamentos e nas partidas.

Até o momento, algumas mudanças pontuais já foram observadas na equipe titular. O atacante Artur, bem como os laterais Alex Telles e Mateo Ponte, foram poupados em jogos recentes. O venezuelano Savarino, por sua vez, sequer viajou para a estreia na Libertadores, por ter sentido dores na coxa esquerda. Conforme a comissão técnica, a decisão foi preventiva e segue orientação médica.

No decorrer das partidas, alterações também têm sido realizadas com foco na recuperação física. No último compromisso, Marlon Freitas — que raramente é substituído — foi retirado durante o segundo tempo. Embora o treinador leve em conta aspectos técnicos e táticos, o cuidado físico tem prevalecido como critério principal.

Renato Paiva, há cerca de 40 dias no comando do Botafogo, ainda busca a melhor formação ofensiva. “Se você não mexe, vai entrar num cansaço físico e mental”, afirmou o treinador. “O torcedor quer vencer, mas também quer ver um bom espetáculo. Cabe a mim encontrar soluções no banco”.

Atualmente, o zagueiro Bastos e o atacante Nathan Fernandes estão no departamento médico. Dessa maneira, o clube reforça seu planejamento visando minimizar baixas em fases decisivas da temporada.

Paula Silva

Recent Posts

Arrascaeta na Arábia? Boto faz revelação envolvendo meia do Flamengo

O meio-campista Giorgian De Arrascaeta, destaque do Flamengo em 2025, teve seu nome ligado ao…

22 minutos ago

Oficial! Veja contra quem o Flamengo estreia no Brasileirão 2026

A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a tabela base do Campeonato Brasileiro de 2026, além…

32 minutos ago

Ele fica! Nome forte do Flamengo revela que vai permanecer no clube

Enquanto o Flamengo concentra suas atenções na final da Copa Intercontinental contra o PSG, nesta…

42 minutos ago

Saúl afirma: “Flamengo é maior do que o Real Madrid”

Reforço do Flamengo na janela de transferências do meio do ano, Saúl Ñíguez não demorou…

18 horas ago

Andreas Pereira alfineta o Flamengo após vices do Palmeiras

Titular do meio-campo do Palmeiras, Andreas Pereira voltou a ser assunto entre torcedores e membros…

18 horas ago

Rival do Flamengo faz proposta superior a R$ 30 milhões por Evertton Araújo

O Grêmio intensificou sua atuação no mercado visando a janela de transferências do início de…

18 horas ago