Futebol Internacional

Torcida do Colo-Colo faz nova ameaça

A partida entre Colo-Colo e Fortaleza, válida pela Conmebol Libertadores, foi marcada por episódios de violência e tensão fora das quatro linhas. Antes mesmo do início do confronto, dois torcedores do time chileno morreram nas imediações do Estádio Monumental, em Santiago. Segundo o Ministério Público do Chile, ambos foram atropelados por um veículo policial utilizado para dispersão com bombas de gás. Um dos jovens tinha apenas 13 anos, o outro, 18.

A situação gerou forte reação da torcida organizada Garra Blanca, que responsabilizou diretamente a polícia chilena pelas mortes. “Vingança! Duas vidas valem mais que três pontos”, afirmou o grupo por meio de comunicado. Ainda segundo a torcida, essa não seria a primeira vez que ações policiais resultam em tragédias nas redondezas do estádio. “Dois menores assassinados por esses uniformizados. Faltaram totalmente aos protocolos, se eles tiverem algum”, denunciou o grupo.

A revolta se intensificou com a convocação de manifestações em todo o país. A Garra Blanca pediu que torcedores se reúnam para velar os jovens mortos e exigir investigações sobre a conduta das forças de segurança. Enquanto isso, a partida foi suspensa aos 27 minutos do segundo tempo, após uma invasão de campo. Antes disso, torcedores já haviam tentado entrar à força no estádio.

A Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) repudiou a violência e cobrou do Estado a criação de leis que aprimorem a segurança nos eventos esportivos. A entidade destacou a urgência em transformar o Registro Nacional de Torcidas em legislação vigente, a fim de prevenir novos episódios como o ocorrido.

Aliás, o clima de instabilidade se refletiu em outras áreas do clube. Durante o caos, um ginásio das categorias de base do Colo-Colo foi invadido e uniformes foram furtados. O chefe de segurança dos estádios do Chile renunciou ao cargo no dia seguinte, em meio às críticas e à pressão por mudanças.

Por fim, o caso gerou ampla repercussão. Entidades esportivas e autoridades exigem respostas. A Conmebol analisará os eventos e caberá ao seu Comitê Disciplinar decidir se o duelo será remarcado. O Colo-Colo, inclusive, pode ser punido pela entidade sul-americana, o que amplia ainda mais a gravidade da situação.

Paula Mattos

Recent Posts

Craque tenta se firmar entre os titulares do Palmeiras de Abel Ferreira

Desde que chegou ao Palmeiras na última janela de transferências, Vitor Roque ainda não conseguiu…

4 minutos ago

Clube da Série A traz inovação para o futebol brasileiro

O Sport se prepara para implementar um sistema inédito no futebol brasileiro: a comercialização de…

9 minutos ago

Vídeo: família de Joshua comemora primeiro gol do meia pelo Flamengo

A noite de quinta-feira (1º) ficou marcada para o jovem meia-atacante Joshua, de apenas 17…

14 minutos ago

Real Madrid tenta antecipar chegada de jogador

O Real Madrid está em negociações avançadas para contar com o lateral-direito Trent Alexander-Arnold antes…

19 minutos ago

A declaração de Casagrande direcionada a Vitor Roque, do Palmeiras, e Yuri Alberto, do Corinthians

O Palmeiras estreou com o pé direito na Copa do Brasil ao vencer o Ceará…

24 minutos ago

Cruzeiro pede alteração para partida contra o Flamengo

Sempre que o Flamengo entra em campo como visitante, a chance de estádio lotado cresce…

29 minutos ago