Vasco

Vasco toma atitude direcionada ao time do Flamengo

O Vasco retirou oficialmente a ação judicial que garantia a realização do clássico contra o Flamengo em São Januário, anteriormente previsto para sexta-feira (19). A decisão ocorreu após a concretização de um acordo entre o clube cruz-maltino e a administração do Maracanã, permitindo que a partida seja disputada no estádio mais tradicional do Rio de Janeiro.

Conforme os autos do processo, os advogados Pedro Reis e Marcus Vinicius Reis, que haviam obtido liminar favorável ao Vasco, comunicaram a desistência da ação diante do novo cenário. A mudança de postura, aliás, esvaziou o objeto da ação, o que levou também o Governo do Estado a se manifestar formalmente no processo. Segundo os argumentos apresentados pelo Executivo fluminense, não haveria mais necessidade de litígio uma vez que o jogo não ocorrerá mais em São Januário.

Argumentos de segurança reforçam veto

Ainda que a ação tenha sido retirada, o Governo do Estado reafirmou nos autos a legalidade da proibição inicial da partida no estádio do Vasco. A decisão, segundo a defesa do Estado, foi baseada em laudo técnico emitido pelo Batalhão Especial de Policiamento em Estádios (Bepe).

De acordo com o documento, não seria possível garantir a segurança necessária para um clássico de grande porte como Vasco x Flamengo nas dependências de São Januário. O Bepe apontou riscos à integridade dos torcedores, bem como possíveis danos ao patrimônio cultural estadual, caso o evento ocorresse no estádio localizado em São Cristóvão.

Conclusão do imbróglio jurídico

O entendimento entre o Vasco e os gestores do Maracanã encerra, ao menos momentaneamente, um impasse que vinha se desenrolando nos bastidores do futebol carioca. A liminar anterior havia alimentado expectativas por parte da diretoria vascaína e de seus torcedores, sobretudo pela possibilidade de exercer o mando de campo em sua própria casa. No entanto, a nova decisão representa uma mudança estratégica no planejamento do clube para o clássico.

Ana Teixeira

Recent Posts

Sede da final da Libertadores passa por mais um dia de violência

Lima, sede da final da Libertadores, vive estado de emergência e violência persistente. Apesar dos…

4 horas ago

Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo podem alcançar feito inédito na Libertadores de 2026

A possibilidade inédita de ver Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco disputando juntos a Libertadores de…

4 horas ago

A declaração de Mauro Cezar sobre a final da Libertadores entre Flamengo x Palmeiras

A final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo, marcada para Lima em 29 de novembro,…

4 horas ago

Flamengo atinge marca histórica ao se classificar para a final da Libertadores; veja

O Flamengo consolidou sua presença entre os grandes clubes da América do Sul ao garantir…

4 horas ago

Filipe Luís, do Flamengo, é denunciado pela Conmebol às vésperas da final

A Conmebol decidiu punir o técnico Filipe Luís após o empate por 0 a 0…

5 horas ago

Vai lotar! Veja a parcial de ingressos vendidos para Flamengo x Sport

Com expectativa de casa cheia no Maracanã, Flamengo e Sport se enfrentam neste sábado (01…

5 horas ago