Futebol Internacional

Conmebol toma atitude importante relacionada à torcida do Colo-Colo

A Conmebol tomou uma medida imediata após os graves acontecimentos no jogo entre Colo-Colo e Fortaleza pela Copa Libertadores. Em comunicado oficial, publicado na sexta-feira (11), a entidade suspendeu provisoriamente a presença de torcedores do clube chileno nas partidas em que atuar como mandante. A decisão inclui também a abertura de um processo disciplinar para investigar os eventos que comprometeram a segurança no estádio.

Durante a partida realizada em Santiago, torcedores do Colo-Colo invadiram o campo, o que forçou a interrupção do confronto. No jogo em questão, ao lado de fora do estádio, duas mortes de torcedores foram registradas. Diante disso, o clube pode ser até mesmo excluído da competição, dependendo da conclusão do inquérito disciplinar conduzido pela entidade sul-americana.

Conforme divulgado, nas partidas seguintes do Colo-Colo como mandante na Libertadores, apenas 70 membros da delegação do clube, 20 dirigentes da Federação Chilena de Futebol e 12 gandulas terão acesso ao estádio. Profissionais credenciados para trabalhar também estão liberados, mas a entrada de torcedores está, por ora, vetada.

O CEO do Fortaleza, Marcelo Paz, comentou o episódio logo após o desembarque da delegação em solo brasileiro. “Espero que (a punição) seja rápida, porque a rapidez da punição também ensina”, afirmou o dirigente, que também destacou o bom relacionamento com a diretoria chilena antes do jogo. “Mas em campo, o comportamento da torcida foi inaceitável”, completou.

Aliás, o próprio dirigente brasileiro fez questão de enfatizar o clima de consternação no país vizinho. “Acredito que a Conmebol vá punir. O mundo do futebol, como um todo, percebe a gravidade. O Chile está consternado com isso”, disse Marcelo. O episódio, de fato, causou repercussão negativa internacionalmente.

Por fim, o zagueiro Emiliano Amor, do Colo-Colo, foi elogiado pela atitude de conter invasores, impedindo que os jogadores do Fortaleza fossem alcançados. A ação do defensor argentino, que atua pela seleção da Síria, pode ter evitado uma tragédia ainda maior em campo.

Paula Mattos

Recent Posts

Atitude de Vitinho faz Fluminense desistir da contratação

O atacante Vitinho, revelado pelas categorias de base do Botafogo e com passagem importante pelo…

9 horas ago

Veja o que disse Samuel Lino sobre ser convocado para o Brasil

O atacante Samuel Lino vive um novo capítulo em sua carreira após ser anunciado oficialmente…

12 horas ago

Flamengo receberá montante milionário por conta de Marí

Mesmo distante da Gávea desde 2020, Pablo Marí ainda representa receita para o Flamengo. Segundo…

12 horas ago

Flamengo recebe montante milionário após cria ser vendido

O Corinthians finalizou, nesta sexta-feira (01), o pagamento referente à contratação de Matheuzinho, encerrando de…

12 horas ago

A declaração do técnico do Cruzeiro envolvendo o Flamengo

Após mais um tropeço do Cruzeiro na temporada, o técnico Leonardo Jardim voltou a cobrar…

13 horas ago

Flamengo: a declaração de Léo Ortiz sobre o seu futuro

Contratado pelo Flamengo no início de 2024, o zagueiro Léo Ortiz se consolidou como peça-chave…

13 horas ago