Flamengo

Vídeo: a declaração de Filipe Luís direcionada a Pep Guardiola, do Man City

Técnico do futebol profissional do Flamengo desde outubro de 2024, Filipe Luís é considerado um prodígio e tem um futuro visto como brilhante. Com novas ideias e um modelo bem definido, o jovem treinador vem alcançando seu espaço e se destacando.

Questionado sobre seu estilo de jogo, referências e inspirações, Filipe Luís rasgou elogios a Guardiola e à forma como ele “mudou o futebol”. Ele ressaltou não ter vergonha de ‘copiar’ treinadores que deram certo, mas garantiu que adapta o que o agrada ao seu modelo.

“Eu tentei, junto com o meu auxiliar, criar um modelo aonde a pessoa se sentia identificada e tudo mais, mas principalmente a forma de atacar o que eu mais sofri no campo, o que mais me fizeram sofrer no campo. E quem mais me fez sofrer no campo foi o Guardiola. Ele é a referência, ele mudou o futebol, e claro que ele nos inspira a todos. Cada treinador jovem vem com ideias e conceitos novos, eu pelo menos não tenho vergonha de não poder falar que eu copio o treinador de fora, eu copio o treinador do Brasil, coisa que eu vejo e acho interessante, e tentamos copiar e colocar no nosso modelo. Mas o modelo, se eu quisesse resumir, seria pressionar, e depois seria… porque você falou de atração, e é uma coisa que eu não gosto, de que os adversários nos venham a pressionar”, disse.

Ainda sobre o modelo de jogo, Filipe Luís concluiu o raciocínio explicando que não pede que seus jogadores atraiam os adversários, mas destacou que essa característica faz parte de alguns atletas, como, por exemplo, Léo Ortiz e Léo Pereira.

“Eu não peço pra eles atraírem. Só que jogadores com tanta qualidade, como o Léo diz, como o Léo Pereira, eles têm a zona de segurança entre eles, o adversário muito pequeno. Então eles se sentem confortáveis com o adversário perto deles. E isso, que são características deles, que fazem os tibers atrairem os jogadores pra poder liberar os espaços. Mas eu não peço realmente isso, porque o que eu passo pra eles é a progressão. Então eu chamaria talvez jogo de progressão”.

Desde que se tornou técnico profissional do Flamengo, Filipe Luís conquistou três títulos: a Copa do Brasil, em 2024, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca, nesta temporada.

Paula Silva

Recent Posts

Dicas para acompanhar os jogos do Flamengo em 2026

Acompanhar os jogos do Flamengo sempre foi um ritual para milhões de torcedores espalhados pelo…

2 dias ago

Vídeo: Bap, presidente do Flamengo, manda recado envolvendo Palmeiras e Atlético-MG

O Flamengo vive um momento de redefinição institucional sob a presidência de Luiz Eduardo Baptista,…

2 dias ago

Promessa do Flamengo com multa de R$ 325 milhões foi destaque em 2025; veja números

Ryan Roberto construiu sua relação com o Flamengo a partir de um processo recente, porém…

2 dias ago

Everton Cebolinha pode trocar o Flamengo por rival carioca

O Fluminense iniciou o planejamento para a temporada de 2026 com atenção especial ao setor…

2 dias ago

Flamengo vai insistir na contratação de Vitão e prepara nova proposta

O Internacional vive um momento decisivo em seu planejamento para a zaga, sobretudo diante do…

2 dias ago

Ex-Flamengo pode assumir função importante no Corinthians

O Corinthians vive um momento de reorganização administrativa após uma temporada marcada por conquistas e…

2 dias ago