Renato Paiva em ação pelo Botafogo em 2025 (Foto: Vitor Silva/Botafogo)
O início de temporada tem sido desafiador para o Botafogo em 2025. Após um 2024 histórico, com as conquistas da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o clube ainda busca reencontrar o bom futebol. As derrotas nas finais da Recopa e da Supercopa, somadas à eliminação precoce no Campeonato Carioca, acentuaram o clima de insatisfação entre os torcedores.
Renato Paiva, técnico recém-chegado ao clube, soma apenas cinco partidas no comando da equipe. Contudo, a cobrança já é intensa. O momento de instabilidade é reflexo, segundo ele, de dificuldades ofensivas que têm comprometido o desempenho do time em campo. Na rodada anterior do Brasileirão, o Botafogo perdeu para o Red Bull Bragantino por 1 a 0 e teve atuação marcada pela pouca criatividade.
O treinador foi direto ao apontar o principal problema da equipe. “Vamos trabalhar em cima do que estamos a trabalhar, continuar na questão da nossa posse de bola ser mais duradoura, mais completa, para ser depois mais efetiva, para que a nossa posse termine em jogadas de finalização”, afirmou. Paiva enfatizou que a produção ofensiva precisa aumentar para que o Botafogo volte a competir em alto nível.
O duelo contra o São Paulo, marcado para quarta-feira (16 de abril), às 19 horas (horário de Brasília), é encarado como uma oportunidade para reação. O treinador prepara mudanças no setor ofensivo, com o intuito de tornar a equipe mais agressiva e objetiva nas aproximações ao gol adversário. “Uma equipe que quer ser campeã tem que chegar muitas vezes ao gol adversário para marcar muitos gols”, reforçou.
Outro ponto destacado por Paiva é a dificuldade do clube em substituir peças fundamentais do ano passado. Luiz Henrique e Thiago Almada, que deixaram o time ao fim da temporada passada rumo ao futebol europeu, foram decisivos no rendimento ofensivo. Atualmente, o elenco sente falta da mesma eficiência e capacidade de criação, o que tem impactado diretamente nos resultados.
A diretoria foi ao mercado e trouxe nomes como Santi Rodríguez, Artur e Nathan Fernandes. Entretanto, os reforços ainda estão em fase de adaptação e não entregaram o desempenho esperado. Assim, o treinador lida com o desafio de reorganizar o setor ofensivo sem a garantia de que as novas opções suprirão as ausências de forma imediata.
A vitória do Bayern de Munique sobre o Flamengo pelas oitavas de final da Copa…
Peça fundamental no elenco do Flamengo desde sua chegada, Giorgian De Arrascaeta segue no centro…
Domènec Torrent, atualmente técnico do Monterrey, utilizou sua experiência como ex-comandante do Flamengo para analisar…
A possível saída de Wesley já mobiliza os bastidores do Flamengo. Após o encerramento da…
O Flamengo, com aval de Filipe Luís, avança nos contatos para definir o futuro de…
Classificado para as quartas de final da Copa do Mundo de Clubes após eliminar a…