Flamengo

Comentarista revela principal falha do Flamengo de Filipe Luís

Mesmo com um elenco recheado de estrelas e grande produção ofensiva, o Flamengo ainda enfrenta críticas quanto à sua efetividade no ataque. O desempenho aquém do esperado nesse aspecto voltou à pauta após a análise do ex-lateral Ramon Motta no programa Tá na Área, do Sportv. 

Segundo ele, a equipe comandada por Filipe Luís tem esbarrado em um problema que vai além das estatísticas: o excesso de preciosismo nas jogadas decisivas.

Volume ofensivo sem agressividade

Filipe Luís como técnico do Flamengo em 2024 (Foto: Gilvan de Souza e Marcelo Cortes / CRF)

Na visão de Ramon, o Rubro-Negro cria bem, mas finaliza pouco. “O Flamengo está com muito preciosismo, precisa finalizar. Flamengo tem a chance de chutar para o gol e não chuta para o gol”, criticou o comentarista, ao apontar que o time tem buscado o passe ou o drible a mais, perdendo a oportunidade de concluir as jogadas com objetividade.

Além disso, o ex-jogador destacou que essa insistência em buscar o “gol bonito” ou a jogada perfeita tem atrapalhado o desempenho ofensivo. “Sempre quer entrar muito na área, sempre quer fazer uma jogada de efeito”, reforçou.

Por isso, ele acredita que a solução passa por uma mudança de postura no terço final do campo. Sendo assim, aumentar o número de finalizações pode ser essencial para melhorar os resultados.

Estatísticas mostram outro lado

Vale destacar que, apesar das críticas, os números recentes mostram que o Flamengo tem finalizado mais do que seus adversários. Contra o Grêmio, foram 10 chutes rubro-negros contra 8 dos gaúchos. Diante do Central Córdoba, o time de Filipe Luís teve 19 finalizações, enquanto o rival somou apenas 8. Já contra o Vitória, a diferença foi de 14 a 5.

Dessa maneira, embora os dados mostrem volume, a falta de precisão continua sendo um desafio. Com isso, o Rubro-Negro precisa alinhar criação e finalização para transformar superioridade em vitórias. 

Portanto, buscar o equilíbrio entre beleza e eficiência pode ser o caminho ideal. Isso porque, no futebol, nem sempre o mais bonito é o mais eficaz. 

Rafaela Ladeira

Recent Posts

Palmeiras define planejamento até a estreia do Mundial

O Palmeiras iniciou a contagem regressiva para a sua participação na Copa do Mundo de…

4 horas ago

Corinthians: entenda papel de Talles Magno na estreia de Dorival

Na estreia de Dorival Júnior como técnico do Corinthians, quem chamou atenção foi Talles Magno.…

4 horas ago

21 jogos depois, Ceará perde invencibilidade

A derrota do Ceará para o Palmeiras, por 1 a 0, na noite de quarta-feira…

4 horas ago

A declaração de Abel Ferreira sobre brigas por posição no Palmeiras

Após a vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Ceará, na noite de…

4 horas ago

Santos: Cléber Xavier é sincero sobre chances de ser auxiliar de Tite

Cléber Xavier deu início a sua trajetória como treinador do Santos, deixando claro que não…

4 horas ago

São Paulo: a declaração de Lucas Moura sobre retorno aos gramados

Após se recuperar de um trauma no joelho direito, Lucas Moura deve voltar a figurar…

4 horas ago