Futebol Internacional

Conmebol toma atitude para ter acesso a montante milionário

Durante o 80º Congresso Ordinário da Conmebol, realizado em Luque, no Paraguai, a entidade sul-americana anunciou um novo passo em sua tentativa de reaver valores desviados por gestões passadas. O movimento ocorre após a apresentação de um relatório detalhado, que revelou indícios de lavagem de dinheiro ocorrida entre os anos de 2000 e 2015, envolvendo o Banco Atlas e ex-dirigentes da confederação.

O advogado Claudio Lovera, representante legal da Conmebol, compartilhou os resultados de uma perícia contábil que identificou quatro episódios de danos financeiros à instituição. Um dos casos mais graves apontados foi a transferência direta de aproximadamente 28 milhões de dólares para contas pessoais de Nicolás Leoz, ex-presidente da confederação, mantidas no Banco do Brasil.

Aliás, a gravidade da situação já havia sido comunicada ao Ministério Público do Paraguai em junho de 2017. Na ocasião, mesmo com um mandado internacional de captura em vigor, o Banco Atlas teria mantido vínculos com Leoz, o que reforça as suspeitas de conivência. Por isso, a Conmebol pede providências jurídicas para dar início à responsabilização criminal.

Em 2020, três anos após o recebimento da denúncia, o Ministério Público considerou haver elementos suficientes para instaurar investigação formal. A partir disso, realizou buscas na sede do Banco Atlas, já que a instituição se recusou a colaborar com as apurações. Conforme relatado, a entidade ainda aguarda decisão judicial para avançar com o processo.

Enquanto isso, dirigentes da Conmebol destacam a mudança de postura da confederação nos últimos anos. “Devemos valorizar o que foi feito desde o Fifagate até hoje. Houve uma evolução transparente, comunicativa e economicamente eficaz para todos”, afirmou Pablo Milad, presidente da Federação do Chile.

Portanto, o movimento atual reforça a intenção da Conmebol em manter uma gestão baseada na transparência. A tentativa de recuperar os recursos desviados busca também consolidar uma nova imagem institucional, distante dos escândalos que marcaram administrações anteriores.

Paula Mattos

Recent Posts

As estratégias do Palmeiras pra não perder Abel Ferreira para a seleção

O nome de Abel Ferreira voltou a ganhar força nos bastidores da Confederação Brasileira de…

4 horas ago

Em fase ruim, Guilherme busca ajuda fora do Santos

Vivendo um momento técnico delicado, o atacante Guilherme tem enfrentado uma série de desafios dentro…

4 horas ago

Raphinha ganha destaque em jornais europeus

Barcelona e Inter de Milão protagonizaram um confronto emocionante na ida da semifinal da Champions…

4 horas ago

Essas seleções também usaram uniformes fora dos padrões

A CBF foi clara ao afirmar que seguirá o estatuto, que determina o uso exclusivo…

4 horas ago

Raphinha manda forte recado para o time do Barcelona

Barcelona e Inter de Milão fizeram um duelo movimentado nesta quarta-feira (30 de abril), no…

4 horas ago

Mesmo após vitória, torcida do Palmeiras faz pedido inusitado

O Palmeiras largou na frente na terceira fase da Copa Betano do Brasil ao vencer…

4 horas ago