Flamengo

Flamengo liga alerta com jogo da Libertadores em Quito; entenda

O Flamengo volta a enfrentar a LDU nesta terça-feira (22), às 19 horas (horário de Brasília), em Quito, pela terceira rodada da fase de grupos da Conmebol Libertadores. O cenário, no entanto, é historicamente desafiador para o Rubro-Negro, que acumula um retrospecto pouco favorável em jogos realizados em altitudes elevadas.

Atuar em Quito, situada a cerca de 2.850 metros acima do nível do mar, sempre representou uma dificuldade para o clube carioca. Ao todo, o Flamengo disputou seis partidas na cidade equatoriana e venceu apenas uma, contra a própria LDU, em 2021. O aproveitamento geral em Quito é de apenas 31%, resultado de quatro derrotas, um empate e uma única vitória.

A performance do Flamengo em altitudes superiores a 2.500 metros também preocupa. Ao longo da história em competições sul-americanas, o clube jogou 17 vezes nessas condições e obteve apenas quatro vitórias. “É uma realidade complexa. A gente precisa saber sofrer e competir nessas condições”, comentou um membro da comissão técnica, ressaltando a preparação física e estratégica para o confronto.

Entre os episódios mais marcantes está a derrota por 5 a 0 para o Independiente Del Valle, em 2020, que representou o maior revés do time na história da Libertadores. Em 2023, o Flamengo voltou a Quito e perdeu para o Aucas por 2 a 1, sob o comando de Vítor Pereira, mantendo o histórico desfavorável na cidade.

A única vitória em Quito aconteceu em maio de 2021. Na ocasião, comandado por Rogério Ceni, o time carioca venceu a LDU por 3 a 2, com dois gols de Gabigol e um pênalti decisivo nos minutos finais. “Foi um jogo tenso, mas soubemos aproveitar as chances”, afirmou o atacante após aquela partida.

Atualmente, o Flamengo ocupa a terceira posição no Grupo C, com três pontos em dois jogos. Após vencer o Deportivo Táchira fora de casa, o time foi surpreendido pelo Central Córdoba no Maracanã. O duelo contra a LDU se apresenta, portanto, como decisivo para o prosseguimento da campanha rubro-negra na competição continental.

Paula Mattos

Recent Posts

A declaração sincera de André Rizek sobre Vitor Roque, do Palmeiras

A escolha de Abel Ferreira em deixar Vitor Roque fora do time titular contra o…

2 minutos ago

Deu ruim?! Situação da vaquinha da torcida do Corinthians chama atenção

A mobilização da torcida do Corinthians com a intenção de ajudar a quitar a dívida…

7 minutos ago

Craque Neto faz comparação entre Corinthians e São Paulo: “incompetência…”

Durante a edição de terça-feira (29) do programa “Os Donos da Bola”, o ex-jogador e…

17 minutos ago

Barcelona: a declaração de Lamine Yamal direcionada à Raphinha

"Ele é um capitão, uma figura importante...", disse o atacante Na última terça-feira (29), a…

20 minutos ago

Vasco x Operário: vidente crava resultado

O vidente Luiz Filho, do canal Renascer das Cartas, analisou o confronto entre Operário e…

22 minutos ago