Bahia x Ceará pelo Brasileirão (Fotos: Rafael Rodrigues/EC Bahia)
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou, nesta terça-feira (22), o parecer técnico do Comitê Consultivo de Especialistas Internacionais (CCEI) que validou o pênalti marcado a favor do Bahia no confronto com o Ceará, pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. O lance decisivo ocorreu já nos acréscimos, aos 58 minutos do segundo tempo, e resultou na vitória do Bahia por 1 a 0, na Arena Fonte Nova.
O documento emitido pela comissão confirmou a penalidade, destacando que o atacante do Bahia teve vantagem na jogada e foi tocado por trás pelo defensor, o que, segundo a análise técnica, caracterizou um ato imprudente e causador de contato com o atacante. “O defensor, ao cruzar a linha de corrida do atacante, atua sem precaução e provoca o contato, fazendo o atacante tropeçar”, descreveu o parecer.
Participaram da reunião que resultou no parecer os especialistas Nicola Rizolli, Nestor Pitana e Sandro Ricci. Também estavam presentes Rodrigo Cintra, diretor de arbitragem da CBF, e Fabrício Vilarinho, da Comissão de Árbitros. O caráter do parecer foi consultivo, e possíveis medidas administrativas serão decididas internamente pela Diretoria de Arbitragem da entidade.
O Ceará, por sua vez, demonstrou forte insatisfação com a marcação do pênalti. O CEO de futebol do clube, Haroldo Martins, classificou a decisão como injusta. “Todos os profissionais viram o lance diversas vezes e ninguém consegue achar esse pênalti”, afirmou. Ele ressaltou ainda que o clube pretende tomar providências formais.
Além disso, o treinador do Ceará, Condé, também se posicionou publicamente contra a arbitragem. Segundo ele, há falta de uniformidade nos critérios aplicados entre as partidas, o que compromete a credibilidade das decisões. “Tem lance que marca em um jogo, não marca em outro”, declarou.
A decisão da arbitragem, embora respaldada pelo parecer técnico, reforçou o debate sobre a utilização do VAR e a transparência das decisões. Enquanto o Bahia conquistou sua primeira vitória na competição, o Ceará deixou o campo lamentando a intervenção do árbitro.
Dois bilhões de reais. Este foi o faturamento do Flamengo em 2025, com todas as…
A torcida rubro-negra tem motivos de sobra para comemorar. Depois de semanas de expectativa e…
Comprar um carro de luxo é emocionante, mas entrar no mundo dos veículos de luxo…
Dubai é uma cidade onde cada viagem se transforma em uma experiência de elegância, conforto…
A MC Games repaginou a home do seu site, marcando uma fase de modernização completa…
A PlayBet, plataforma de jogos online e apostas esportivas pertencente ao C4B Gaming Group, anunciou…