Flamengo

Galvão Bueno aponta fator que vai prejudicar o futebol mundial

A atuação do árbitro de vídeo voltou a ser centro das atenções no futebol brasileiro. Durante o programa “Galvão e Amigos”, exibido na noite de segunda-feira (21 de abril), Galvão Bueno demonstrou forte insatisfação com os rumos que a arbitragem tem tomado no Campeonato Brasileiro. O apresentador da Band fez críticas contundentes ao VAR, ressaltando que o recurso tecnológico, quando mal utilizado, compromete a fluidez e a essência do jogo.

Segundo Galvão, um dos principais problemas está na maneira como os lances são interpretados. “O VAR vai acabar matando o futebol. Gente, é completamente diferente o árbitro ver na velocidade normal do que em câmera lenta que o VAR fica vendo. Então, alguns lances, parece que a pancada foi maior do que foi. Essa coisa do VAR está sem controle”, declarou o narrador.

Cabine do VAR no Maracanã (Foto: Dhavid Normando/Futura Press)

Aliás, ele também questionou os protocolos que envolvem a marcação de impedimentos. Para Galvão, a recomendação de esperar até o fim da jogada para levantar a bandeira pode trazer sérias consequências aos atletas. “Até o dia que alguém quebrar a perna. Isso é um absurdo”, afirmou. A crítica se estende ainda à demora nas decisões, que, conforme apontou, afasta o torcedor da emoção espontânea do futebol. “Cada lance o torcedor tem que esperar 5 minutos para saber se foi gol ou não, isso é um absurdo”, reforçou.

A rodada do último final de semana do Brasileirão intensificou as discussões. Diversos clubes demonstraram descontentamento com decisões da arbitragem. Grêmio, Fluminense e São Paulo alegaram pênaltis não marcados, enquanto o Ceará questionou um pênalti assinalado nos minutos finais. As queixas evidenciam a insatisfação crescente não apenas entre os clubes, mas também entre figuras influentes do futebol.

Nesse sentido, Galvão não foi o único a se posicionar publicamente. Nomes conhecidos da mídia esportiva, como Craque Neto e Felipe Melo, também criticaram a atuação dos árbitros na rodada. As manifestações revelam um cenário de desconfiança em relação à condução das partidas e à eficácia dos recursos tecnológicos implementados.

Portanto, a fala de Galvão Bueno acende um sinal de alerta. Embora o VAR tenha sido introduzido com o intuito de reduzir erros e aumentar a justiça no esporte, o uso desmedido ou mal aplicado pode, conforme ele destaca, acabar minando a própria essência do futebol — a paixão, a velocidade e a emoção imediata que cativam milhões de torcedores.

Matheus Felipe

Recent Posts

A força comercial do Flamengo é enorme: como melhor explorá-la?

Dois bilhões de reais. Este foi o faturamento do Flamengo em 2025, com todas as…

6 horas ago

Jornalista crava acerto de Lucas Paquetá com o Flamengo

A torcida rubro-negra tem motivos de sobra para comemorar. Depois de semanas de expectativa e…

1 semana ago

Perguntas a fazer aos vendedores antes de comprar um carro de luxo usado no Dubai

Comprar um carro de luxo é emocionante, mas entrar no mundo dos veículos de luxo…

1 semana ago

Experimente o Dubai com o máximo conforto através de carros de luxo com motorista e opções flexíveis de aluguer mensal

Dubai é uma cidade onde cada viagem se transforma em uma experiência de elegância, conforto…

1 semana ago

MC Games tem site totalmente renovado com tecnologia de ponta e novas funcionalidades na Home

A MC Games repaginou a home do seu site, marcando uma fase de modernização completa…

2 semanas ago

PlayBet é a nova patrocinadora máster do ABC Futebol Clube a partir de 2026

A PlayBet, plataforma de jogos online e apostas esportivas pertencente ao C4B Gaming Group, anunciou…

3 semanas ago