Fábio pelo Fluminense (Foto: Divulgação/Fluminense)
A Série A do Brasileirão 2025 registrou, no sábado (26), as primeiras punições aplicadas a goleiros pela nova regra dos oito segundos para reposição de bola. No clássico entre Botafogo e Fluminense, realizado no estádio Nilton Santos, o goleiro Fábio foi punido após ultrapassar o tempo limite, proporcionando um escanteio ao adversário logo no início da partida.
Conforme determinado pela IFAB e adotado pela CBF para esta edição do campeonato, os goleiros têm até oito segundos para colocar a bola novamente em jogo. Fábio segurou a bola por 12 segundos, fato que levou o árbitro Bruno Arleu a abrir a contagem e, posteriormente, assinalar o escanteio para o Botafogo, aos 13 minutos do primeiro tempo.
Aliás, não foi o único caso registrado na rodada. No Castelão, durante o empate entre Ceará e São Paulo, Fernando Miguel também infringiu a nova regra. Aos 35 minutos da primeira etapa, o árbitro Anderson Daronco concedeu escanteio ao time paulista, após constatar a demora do goleiro cearense na reposição.
Anteriormente, a regra previa um tiro livre indireto caso o goleiro segurasse a bola por mais de seis segundos. Contudo, a marcação desse tipo de infração era rara. Com a nova diretriz, o escanteio passou a ser a penalidade adotada, gerando uma medida mais efetiva para combater a chamada “cera”.
Em nota divulgada no início de março, a IFAB destacou que a mudança visa dinamizar o jogo e coibir ações que atrasem o andamento das partidas. Assim sendo, a arbitragem brasileira começou a seguir rigorosamente as novas orientações, ainda que, inicialmente, houvesse certa resistência nas primeiras rodadas.
Portanto, os episódios envolvendo Fábio e Fernando Miguel marcam um novo capítulo na aplicação das normas no futebol nacional. A expectativa, agora, é de que os goleiros adaptem seu comportamento, afinal, a reposição rápida passou a ser observada com muito mais rigor pela arbitragem.
A CBF confirmou, nesta semana, mudanças na tabela do Campeonato Brasileiro envolvendo Palmeiras, Flamengo e…
O meia-atacante Matheus Gonçalves, revelado pelo Flamengo, vive fase destacada no futebol asiático. Nesta semana,…
Com a saída de Wesley para a Roma, o Flamengo buscou uma reposição imediata para…
A possibilidade de naturalização do goleiro argentino Agustín Rossi, do Flamengo, para defender a Seleção…
São Paulo e Flamengo entram em campo nesta quarta-feira (5), às 21h30, pela 32ª rodada…
O Flamengo trata como uma das prioridades para próxima temporada a contratação de um zagueiro…