Brasil

Saiba o que falta para acordo entre CBF e Carlo Ancelotti

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) intensificou as tratativas para contar com Carlo Ancelotti no comando da seleção brasileira. A iniciativa ganhou força, sobretudo, após a derrota do Real Madrid para o Barcelona na final da Copa do Rei. O insucesso acendeu o alerta sobre um possível fim de ciclo do treinador italiano na equipe espanhola.

Aliás, não é a primeira vez que a entidade busca Ancelotti. Em 2023, a CBF dava como certa sua chegada para a Copa América de 2024, conforme declarado publicamente pelo presidente Ednaldo Rodrigues. À época, Fernando Diniz foi anunciado como técnico interino, enquanto o italiano, segundo o mandatário, assumiria oficialmente na competição continental.

A concretização, entretanto, não ocorreu. Embora houvesse um acordo verbal, Ancelotti não tinha liberdade para assinar qualquer pré-contrato antes de janeiro de 2024, já que seu vínculo com o Real Madrid se encerraria apenas em junho do mesmo ano. Em paralelo, o clube espanhol trabalhou nos bastidores para a renovação, que foi concluída em dezembro de 2023, estendendo seu contrato até 2026.

Posturas da CBF e de Carlo Ancelotti

Nesse período, mesmo com o empenho de intermediadores como Ronaldo Fenômeno, que participou diretamente das conversas, o Real Madrid jamais autorizou uma liberação antecipada. Oficialmente, nem Ancelotti, nem a CBF voltaram a se manifestar sobre o tema. Questionado, o técnico italiano sempre negou haver qualquer compromisso firmado com a seleção brasileira.

Assim sendo, a entidade brasileira se viu forçada a mudar seus planos. Diniz, que dirigiu a seleção por apenas seis jogos, foi desligado após uma conversa telefônica com Ednaldo Rodrigues. Posteriormente, Dorival Júnior foi nomeado para iniciar um novo ciclo de preparação para a Copa do Mundo de 2026, mas também não performou à altura.

Momento atual

As negociações entre Ancelotti e a CBF avançam novamente, mas com diferenças significativas em relação a 2023. Ednaldo Rodrigues lidera diretamente as tratativas, agora com o apoio de Diego Fernandes, empresário do mercado financeiro, cuja atuação ocorre de maneira discreta. Fernandes se aproximou da cúpula da CBF através de Neymar Pai e tem sido peça-chave no diálogo com o técnico italiano.

Contudo, a CBF evita admitir oficialmente o envolvimento do empresário como intermediário. Segundo informações apuradas, Fernandes, que esteve no recente clássico entre Real Madrid e Barcelona, atua como facilitador do acordo, em busca de consolidar o projeto da seleção para o ciclo até a Copa de 2026.

É importante destacar que, para concretizar a chegada de Ancelotti, ainda há entraves. A liberação formal do Real Madrid precisa ocorrer antes do Mundial de Clubes, a fim de preservar a boa relação entre técnico e clube. Por ora, Ancelotti mantém postura cautelosa.

“Posso continuar, posso sair, mas isso será uma questão para as próximas semanas, não hoje”, afirmou o italiano após a derrota na Copa do Rei.

Internamente, a expectativa da CBF é que o desfecho ocorra até o fim de maio, possibilitando a participação de Ancelotti na elaboração da lista preliminar para as Eliminatórias da Copa do Mundo, em junho, contra Equador e Paraguai, nos dias 6 e 9.

Por fim, a entidade brasileira prepara uma proposta salarial robusta, estimada em R$ 5 milhões mensais, a fim de tornar Ancelotti o técnico de seleção mais bem remunerado do mundo. Com efeito, a CBF trabalha para oferecer não apenas condições financeiras, mas também um ambiente de planejamento sólido até 2026, com possibilidade de extensão do projeto até a Copa de 2030.

Ana Teixeira

Recent Posts

Estudiantes manda recado a torcedores que viajaram ao Rio para o jogo contra o Flamengo

O Rio de Janeiro vive a expectativa de Flamengo x Estudiantes pela Libertadores. A ida…

3 horas ago

Veja como foi o confronto entre David Luiz e Rodinei, ex-Flamengo, na Champions League

Rodinei e David Luiz, ex-jogadores do Flamengo, se enfrentaram na Champions League nesta quarta-feira (17…

3 horas ago

Novidade envolvendo Pulgar às vésperas de Flamengo x Estudiantes pela Libertadores

O Flamengo caminha para reduzir o número de atletas no departamento médico, enquanto Erick Pulgar…

3 horas ago

Flamengo aparece entre os elencos mais caros do mundo

Nesta quarta-feira (17 de setembro), o CIES Observatório do Futebol divulgou um estudo sobre os…

3 horas ago

Campeão da Libertadores pelo Flamengo pode ter contrato rescindido e ficar livre no mercado

O Santos vive uma semana decisiva sobre o futuro de Willian Arão. O volante, de…

3 horas ago

Flamengo recebe alerta de jornalista argentino antes de enfrentar o Estudiantes

O Flamengo se prepara para enfrentar o Estudiantes, na quinta-feira (18 de setembro), pela ida…

4 horas ago