Rogério Ceni treino Bahia (Fotos: Letícia Martins / EC Bahia)
A vitória do Bahia sobre o Palmeiras, por 1 a 0, no Allianz Parque, consolidou o Flamengo na liderança isolada do Brasileirão. Com isso, os comandados de Filipe Luís se mantiveram no topo da tabela com 14 pontos, um a mais do que o time de Abel Ferreira.
O triunfo dos baianos teve um gosto ainda mais especial para Rogério Ceni, que viu sua equipe ser premiada por uma atuação sólida e estratégica. No entanto, o técnico também aproveitou a coletiva pós-jogo para fazer uma reflexão importante sobre o momento do futebol brasileiro, especialmente sobre a força de Flamengo e Palmeiras nos últimos anos.
“Essa minha geração de treinadores talvez pegou o melhor Flamengo e o melhor Palmeiras que pude enfrentar. Não enfrentei o Flamengo de 80, o grande Flamengo, nem a Academia do Palmeiras. Então, nesses últimos cinco anos, é a melhor geração desses dois times. Se torna muito difícil vencer. Agora, o Bahia consegue um grande triunfo aqui”, declarou Ceni.
Apesar do bom retrospecto contra o Palmeiras, com cinco vitórias em 14 partidas, Rogério Ceni ainda não conseguiu superar o Flamengo em sua trajetória como treinador. Por isso, o dado chama atenção, são 15 confrontos e 15 derrotas, dirigindo equipes como São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e o próprio Bahia.
Vale destacar que, mesmo com essa marca negativa, o ex-goleiro foi campeão pelo Flamengo em 2020 e 2021, vencendo o Brasileirão, a Supercopa do Brasil e o Campeonato Carioca. Portanto, apesar de ter se tornado “freguês” do clube como adversário, já fez história no comando da equipe.
O que se viu em campo no domingo foi um Bahia extremamente organizado, com linhas bem posicionadas e eficiência na transição ofensiva. Dessa maneira, a equipe de Ceni travou o meio-campo palmeirense e explorou os erros com inteligência. Além disso, demonstrou maturidade ao segurar a pressão até marcar nos acréscimos.
Isso mostra que mesmo diante de adversários superiores tecnicamente, é possível competir com disciplina tática, leitura de jogo e execução precisa. Desse jeito, o Bahia não apenas somou três pontos, como influenciou diretamente na briga pelo topo da tabela e deixou o Flamengo rindo à toa no fim da rodada!
Desde 2020, quando foi contratado pelo Flamengo, Pedro se tornou um dos nomes mais importantes…
Pedro enfrenta incerteza sobre sua presença na decisão da Libertadores, marcada para quarta-feira (29 de…
Com passagem marcada por altos e baixos no Flamengo, o zagueiro Pablo está perto de…
A sequência de partidas recentes do Flamengo pelo Brasileirão expôs uma fragilidade defensiva que tirou…
Mesmo após a derrota no clássico contra o Fluminense, o Flamengo se manteve na liderança…
A derrota do Flamengo no clássico contra o Fluminense, por 2 a 1, na noite…