Brasil

Danilo, do Flamengo, pretende trazer revolução para o futebol brasileiro

O zagueiro Danilo, do Flamengo, assumiu protagonismo na defesa da saúde mental no futebol ao apresentar, nessa segunda-feira (28), durante o Web Summit, o projeto “Crescer”. A iniciativa visa transformar o cuidado emocional entre jovens atletas, reforçando a importância de se priorizar o ser humano antes da performance esportiva.

De acordo com o defensor, o futebol ainda é um ambiente carente em suporte socioemocional. “Sei o quanto ele é escasso naquilo que quer dizer suporte emocional, naquilo que quer dizer valorizar primeiramente a história do ser humano e depois, sim, pensar na performance enquanto atleta”, afirmou Danilo.

Atualmente, o programa está sendo testado no projeto social “Voz Futura”, criado em parceria com o jornalista Pedro Pirim, que já atende mais de 420 crianças e adolescentes de seis a 17 anos em Bicas e Belo Horizonte, em Minas Gerais.

Como nasceu o projeto?

Com foco na educação socioemocional, o projeto nasceu com a proposta de atender, inicialmente, iniciativas sociais. Mas o objetivo do atleta é ambicioso: expandir a aplicação do “Crescer” para as categorias de base dos clubes de futebol de todo o Brasil.

“O nosso objetivo, a partir do momento que esse projeto for testado, é também buscar a conexão com as equipes e implementar isso nas categorias de base das equipes de futebol que queiram fazer parte dessa, digamos, revolução socioemocional que a gente vem vivendo”, completou.

Saúde mental: tema atual

A preocupação de Danilo surge num momento em que o debate sobre a saúde mental dos atletas ganha espaço, sobretudo nas divisões de formação, onde a pressão por resultados frequentemente supera os cuidados com o bem-estar dos jovens jogadores.

Conforme pontuado pelo próprio defensor, “principalmente no futebol, um ambiente onde a pressão é sempre máxima por resultado, e o suporte ao ser humano normalmente é muito pequeno”, iniciativas como o “Crescer” tornam-se cada vez mais necessárias.

Ana Teixeira

Recent Posts

Filipe Luís terá que superar 4 desfalques para o jogo entre Atlético-MG x Flamengo

A dois dias do confronto decisivo pela Copa do Brasil, o Flamengo segue sem a…

4 horas ago

CBF retira dois jogadores do Flamengo da lista de convocados

O Flamengo solicitou e obteve a desconvocação dos zagueiros Iago e João Victor da Seleção…

5 horas ago

Grêmio tenta contratar jogador de clube europeu

O interesse do Grêmio em repatriar Arthur Melo reacendeu uma pauta antiga entre torcedores e…

5 horas ago

Marcos Braz compra possível rival do Flamengo no Rio de Janeiro

A venda da Sociedade Anônima do Futebol (SAF) do Olaria foi aprovada oficialmente nesta segunda-feira…

5 horas ago

A declaração de Mauro Cezar direcionada a Filipe Luís, do Flamengo

O empate do Flamengo com o Ceará em 1 a 1, na Arena Castelão, pela…

5 horas ago

A declaração de Jorge Carrascal direcionada a De Arrascaeta, do Flamengo

A chegada de Jorge Carrascal ao Flamengo gerou muita expectativa, e logo começaram os rumores…

6 horas ago